<i>E-plaquete</i> antecipa o centenário da Semana de 22

Publicada em 22/02/2021 - Fonte: ASCOM

Foi lançada na web, no último dia 13, a publicação virtual E-plaquete 2022, que nesta edição dá início às comemorações dos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, evento “divisor de águas” na cultura e na arte brasileiras. O poeta e professor Jairo Fará (Dcoms) divide a edição on-line com o poeta belo-horizontino Carlos Barroso. A publicação conta com trabalhos poéticos e visuais de 14 autores, sendo 10 brasileiros e quatro portugueses.

A escolha da data de lançamento em redes sociais, revistas e sites não foi por acaso. A E-plaquete, que está na segunda “dentição”, desde seu nascimento nunca buscou comemorar apenas a Semana que deu origem ao Modernismo brasileiro enquanto efeméride, mas uma discussão poética e artística, através da poesia e outras linguagens. O termo “dentição” era a forma poética como Mário de Andrade se referia a uma “edição”.

Irreverência proposital
Além da coincidência programada (o 13 de fevereiro), a publicação tem como proposta se apropriar do espírito contestador do Modernismo e de sua principal vertente artística, o Movimento Antropofágico, relembrando grandes nomes de 1922, como Mário de Andrade, Villa Lobos, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. “A irreverência proposital da publicação é para pegar o espírito da Semana de 22, três dias que marcaram a cultura brasileira para sempre”, diz o poeta-professor.

Jairo Fará
Professor da UFSJ desde 2009, quando integrou a primeira equipe de professores do curso de Comunicação Social (Jornalismo), Jairo Fará é escritor e jornalista. Pós-doutor pela Universidade de Coimbra (Portugal), é autor de três livros: Cidadezinha biruta (infantil, 2019), O ovo do Minerim (Poesia, 2011) e Livro de bolso (livro-objeto, 2014), além de peças teatrais, roteiros e várias obras sobre Jornalismo. Coordenou a área de Literatura do Inverno Cultural UFSJ de 2010 a 2018, e participou de diversas exposições artísticas em Minas Gerais.

Para ler e ver
A segunda edição, ou melhor, a segunda “dentição” da E-plaquete pode ser conferida neste link.