Lançada campanha <i>UFSJ em defesa da vacina</i>

Publicada em 22/02/2021

A Universidade Federal de São João del-Rei lança hoje, 22, a campanha “UFSJ em defesa da vacina”. A iniciativa, organizada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e Assessoria de Comunicação da Universidade, tem como objetivo divulgar informações confiáveis sobre as vacinas de Covid-19 ao maior número possível de pessoas.

Queremos que cada pessoa compreenda, de forma simples, a importância da vacinação para o momento em que vivemos. Como explica a epidemiologista e professora do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO/UFSJ), Clareci Cardoso, “não existe tratamento efetivo para a Covid-19, mas, felizmente, por conquista da ciência, a vacina está chegando para a população brasileira”.

Também queremos que cada indivíduo entenda por que pode confiar na eficácia e na segurança proporcionadas pelas vacinas disponíveis hoje contra Covid-19, conquistadas graças ao esforço dos profissionais mais capacitados do país e do mundo na área. “Se você for vacinado com qualquer uma delas, a tendência é que esteja protegido dos casos mais complicados”, detalha o doutor em Biologia Celular e professor do Campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ), Antônio Tótola.

Em relação à segurança, a pesquisadora em parasitologia e epidemiologia, professora Eliana Rocha (CCO/UFSJ), é enfática ao dizer que “vacinas que usam a tecnologia do vírus inativado, como a da Coronavac, induzem à proteção sem que haja o menor risco do indivíduo adquirir infecção”. Aquelas que utilizam RNA ou DNA também não oferecem “a menor possibilidade de dano do nosso genoma, alteração ou mutação”.

O professor da USP Luiz Carlos de Sá-Rocha, que trabalha há 30 anos em segurança de produtos farmacêuticos (entre eles, vacinas), reforça que as vacinas contra Covid-19, assim como as demais, passaram por rigorosos testes de segurança. O rápido desenvolvimento dessas vacinas, explica, deve-se “à realização dos testes de forma paralela, e não sequencialmente como costuma ser feito, muitas vezes por falta de recursos”. No caso da pandemia de Covid-19, há mais recursos disponíveis - “mais de 100 projetos de vacina estão sendo desenvolvidos”.

Todos os brasileiros, agora, são importantes para o sucesso da vacinação. Por isso, é fundamental que tenham acesso a informações seguras sobre a eficácia e a segurança das vacinas, como as da campanha “UFSJ em defesa da vacina”. Todas as informações foram obtidas diretamente de profissionais com extensa atuação em epidemiologia, imunologia, produtos farmacêuticos, dentre outras áreas.

As vacinas para Covid-19 são, hoje, comprovadamente, o recurso mais eficaz e seguro para proteger os indivíduos das complicações causadas pelo novo coronavírus. Fazer circular informações seguras em tempo de pandemia salva vidas.

Vacine-se!

Acompanhe o site e as redes sociais da UFSJ (Facebook, Instagram, Twitter), que, durante a campanha “UFSJ em defesa da vacina”, publicarão vídeos, textos e imagens sobre o tema