Pesquisadores alertam para terceira onda de Covid-19 ainda em 2021

Publicada em 12/02/2021

Diversos veículos de comunicação do país, entre eles Uol e Estadão, destacam o trabalho de pesquisadores que apontam para a possibilidade de uma terceira onda em Manaus, Amazonas e região Norte ainda em 2021. Além disso, há riscos da atual crise se espalhar pelo território nacional, caso não sejam estabelecidos rapidamente lockdown e vacinação em massa.

De acordo com os cientistas, o cenário de alta transmissão do vírus favorece o surgimento de mutações e, consequentemente, de variantes do novo coronavírus que conseguem driblar as defesas do organismo de quem já foi infectado. Essas mutações, explicam, podem até mesmo culminar em variantes resistentes às vacinas já produzidas.

Entre os pesquisadores, a matéria cita Alexandre Celestino Leite Almeida, da UFSJ. A reportagem também destaca que a mesma equipe de cientistas havia projetado, em artigo publicado na Nature, em agosto, a segunda onda que colapsou o sistema de saúde em Manaus e que tem provocado mais de 100 mortes diárias no estado do Amazonas.

A pesquisa reúne profissionais do INPA, da UFMG, da UFam, da UFSJ e do Instituto Butantan. Para ler a matéria completa, acesse https://bit.ly/3rMJQev