Curso Capes conta com professora da UFSJ

Publicada em 11/02/2021

Conhecimento da língua: fonologia e ortografia do Português do Brasil é o tema do terceiro módulo da Parte A do curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), lançado nesta segunda, 8. O capítulo foi escrito por Tatiana Pollo, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e revisa algumas propriedades fonológicas e ortográficas do Português brasileiro.

Para Tatiana, os cursistas devem ficar atentos às principais dificuldades enfrentadas pelas crianças que estão sendo alfabetizadas no idioma. “Como podemos auxiliá-las a superar esses desafios? Quais as estratégias que podem ser utilizadas para aumentar o conhecimento dos alunos?” A autora defende que “entender a natureza do sistema de escrita do Português torna-o mais previsível, tanto para educadores, como para alfabetizandos.”

Curso ABC
A ação do Ministério da Educação, por meio da Capes e da Secretaria de Alfabetização, vai capacitar profissionais da Educação que atuam na alfabetização infantil e estudantes de licenciatura. Com 180 mil vagas, o curso já se deteve, nos dois primeiros capítulos, sobre os conteúdos relativos às políticas de leitura e suas bases neurobiológicas. Se você se interessa por esses temas, ainda pode se inscrever no Ambiente Virtual do MEC (Avamec).

Parte do programa Tempo de Aprender, a capacitação é resultado da cooperação entre a Capes, Secretaria, Universidade Aberta de Portugal, Instituto Politécnico do Porto e Universidade do Porto.