Cesta básica registra aumento em praticamente todos os produtos

Publicada em 21/01/2021 - Fonte: ASCOM

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (Nepe) publicou, neste mês, a Pesquisa Mensal do Custo da Cesta Básica em São João del-Rei, referente ao ano de 2020. O estudo é realizado por estudantes do curso de Ciências Econômicas e analisa o preço dos 13 produtos que compõem a cesta básica, em 13 estabelecimentos da região.

De acordo com o levantamento, a cesta básica acumulou alta de 25,99% em São João del-Rei, registrando o quinto aumento consecutivo em dezembro, com alta de 6,26%. Em termos monetários, o custo subiu cerca de R$ 92,85 entre janeiro e dezembro de 2020.

Dos 13 itens analisados, 12 sofreram aumento em 2020, com destaque para batata (156,79%), tomate (113,65%), óleo de soja (77,06%) e arroz (67%). O único produto que registrou queda discreta no preço foi a manteiga: -0,04%.
Nesse cenário, para o cidadão são-joanense que ganha um salário mínimo, foram necessárias aproximadamente 106 horas de trabalho para adquirir os produtos da cesta básica no final do ano.

Para acessar a pesquisa completa acesse o site do Nepe. O Núcleo atende também no e-mail nepe@ufsj.edu.br.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom