Pesquisa de egresso da UFSJ desenvolvida no Inpe conquista prêmio nacional

Publicada em 18/01/2021 - Fonte: ASCOM

André Ferreira Teixeira se graduou no curso de Engenharia de Telecomunicações, oferecido pela UFSJ no Campus Alto Paraopeba (CAP). Recentemente, artigo de sua autoria, sob orientação dos professores José Osvaldo Rossi e Joaquim José Barroso, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi premiado no MOMAG 2020, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Micro-Ondas e Optoeletrônica (SBMO) e pela Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMag). André é aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais (ETE/CSE/Inpe).

A pesquisa Seleção de materiais aplicada à magnetização axial de uma linha de transmissão não linear giromagnética para uso espacial teve início em 2019, elegendo como objeto de estudo a montagem de um banco de dados das propriedades de ímãs permanentes de várias indústrias, seguido do mapeamento de tais propriedades por meio das cartas de Ashby. Posteriormente à seleção desse material, o próximo desafio foi modelar computacionalmente esses ímãs, de modo que mantivessem um campo magnético uniforme na região axial da linha, resultando em um protótipo virtual otimizado de um dispositivo mais compacto.

Para André, a conquista foi motivo de grande orgulho, reconhecimento de um trabalho bem executado, além de estímulo para seguir a carreira de pesquisador. Na cerimônia de encerramento, em 12 de novembro, foi anunciado que o ganhador do melhor trabalho inscrito no evento receberia, pela primeira vez, um osciloscópio RTC 1000 da Rohde & Schwarz, um “prêmio sensacional”, nas palavras do mestrando do Inpe. “Foi quando ouvi o título do meu trabalho, e depois o nome dos autores - fiquei em êxtase! “Seu trabalho foi uma grande contribuição”, disseram os revisores. Em um ano tão conturbado, receber uma notícia dessa foi um verdadeiro presente. Se, para um pós-graduando, a publicação de um artigo já é bom, um prêmio desses foi magnífico!”

Em tempo: o osciloscópio é um aparelho eletrônico que permite visualização e análise de sinais de tensão na forma de um gráfico em função do tempo. Trata-se de um dispositivo indispensável a projetistas, técnicos ou a quem trabalhe com equipamentos eletrônicos. O RTC 1000 traz funcionalidades de um osciloscópio avançado, mais padrões de frequencímetro em 4-bit, gerador de funções, voltímetro digital e testador de componentes.

A graduação
André foi da turma de 2012, e uma de suas melhores lembranças foi ter passado pela experiência de ser monitor de algumas disciplinas, auxiliando os colegas em seus estudos. “Ensinando outros alunos, aprendi ainda mais”, relembra.

O êxito também é atribuído a seus professores do CAP, por terem incentivado seu envolvimento na iniciação científica e no ambiente universitário, o que lhe trouxe uma visão ampla do curso, e das várias possibilidades de carreira na área em que se formou. “E o principal elemento que levo comigo até hoje: o pensamento crítico e analítico que a Universidade desperta em seus alunos.”

A premiação
O MOMAG é o principal encontro de pesquisa na área de eletromagnetismo do Brasil, organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com apoio do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento congregou o 19º Simpósio Brasileiro de Micro-Ondas e Optoeletrônica e o 14º Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo. Realizado a cada dois anos, a edição 2020 ocorreu de forma remota, devido às limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom