Sistema de provas on-line facilita rotina de professores no período remoto

Publicada em 13/01/2021

O sistema de provas on-line desenvolvido pela UFSJ trouxe diversos benefícios para os usuários no período remoto. O plugin está disponível no Portal Didático da Universidade e oferece uma série de ferramentas para professores e estudantes. Criado inicialmente para utilização do Núcleo de Educação a Distância (Nead), o sistema se tornou ótima alternativa para a aplicação de avaliações durante a pandemia.

Baseado no sistema moodle, o projeto foi um dos aprovados pelo Edital nº 40/2017, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A chamada selecionou projetos de inovação que contribuíssem com o desenvolvimento tecnológico da Educação no Brasil.

Ao todo, quatro docentes do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ (Dcomp) estiveram envolvidos no desenvolvimento do plugin: Matheus Carvalho Viana, Diego Roberto Colombo Dias, Leonardo Chaves Dutra da Rocha e Elisa Tuler de Albergaria. De acordo com Diego Dias, foi realizado um levantamento de requisitos para a criação de um sistema de provas on-line e essas variáveis foram trazidas para a proposta apresentada. “Nosso intuito foi oferecer, no computador, um sistema como o das provas convencionais, incorporando critérios como controle de cola, questões abertas e de múltipla escolha, entre outros. Em princípio pensado para o ambiente EAD, o sistema contribuiu com a rotina de avaliações de muitos professores nesse contexto remoto.”

Docente da Computação, Rafael Sachetto é um dos usuários do plugin e destaca as vantagens encontradas. “O sistema foi fundamental para que eu tomasse a decisão de aplicar provas no período remoto, devido às ferramentas de controle disponibilizadas. Outro recurso interessante é a possibilidade de criar uma biblioteca de questões, que será muito útil também na elaboração de provas após a retomada presencial.”

Ferramentas
O sistema oferece uma série de recursos para facilitar a rotina dos professores. O plugin permite criar questões e salvá-las em uma biblioteca disponível ao usuário, que possibilita a reutilização em outras avaliações. Também proporciona a consulta a questões elaboradas por outros professores, o que gera um ambiente multidisciplinar. A correção automática de provas de múltipla escolha é outra facilidade. O sistema possui ainda inteligência artificial em relação à dificuldade das questões. Caso muitos alunos errem uma questão definida como “fácil” pelo professor, o próprio sistema eleva o nível de dificuldade.

Tutorial
Ao acessar o sistema, o professor pode assistir aos vídeos de apresentação e de utilização disponibilizados no Portal Didático. O conteúdo ensina como interagir e usar as ferramentas oferecidas na plataforma.

Divulgação
O sistema desenvolvido pela UFSJ foi apresentado em eventos on-line, com o intuito de divulgar as ferramentas do plugin. Os professores envolvidos participaram de um workshop da Capes, em 2019, e também de um webnário sobre aplicação de provas on-line usando o moodle, em setembro de 2020. As facilidades oferecidas pelo plugin vêm gerando interesse de outras instituições, que já adotaram o sistema em suas avaliações, caso da Universidade Federal de Santa Maria (RS).