Oportunidades na Pós: Desenvolvimento, Planejamento e Território

Publicada em 07/01/2021 - Fonte: ASCOM

Diversos programas de pós-graduação da UFSJ estão publicando editais e abrindo inscrições. Para que você não deixe passar as oportunidades, publicaremos, nos veículos da instituição, mais informações sobre os processos seletivos e os cursos. Começamos pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat), que recebe, até 30 de janeiro, inscrições para mestrado. Não há taxa de inscrição para participar do processo seletivo.

De acordo com o edital, a seleção será feita em três etapas: Prova Única (instrumental de língua estrangeira e dissertativa de conhecimentos específicos); Entrevista e Análise de Intenção de Pesquisa; e Análise Curricular.

O PGDPlat oferece as linhas de pesquisa "Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território" e "Economia Internacional e Território". O objetivo geral é promover ações efetivas de ensino, pesquisa e extensão que possam impulsionar o desenvolvimento, buscando promover o conhecimento de bases teóricas, metodológicas e instrumentais. O Programa centra-se nos estudos das relações entre Desenvolvimento, Planejamento e Território, reconhecendo que as ciências econômicas necessitam da contribuição de outras áreas do conhecimento. O mestrado proporciona a interação de conhecimentos das áreas de humanidades, das ciências sociais e das exatas e da terra, de forma a oferecer subsídios aos discentes para analisar as dinâmicas econômicas, sociais, ambientais, culturais, políticas e espaciais que compõem o processo de desenvolvimento.

O mestre deverá ingressar no mercado de trabalho com capacidade de atuar em diferentes campos, como o acadêmico, atuando no ensino, pesquisa e extensão; agências de pesquisa, analisando e propondo projetos direcionados a realidades complexas e conflituosas, que compõem os territórios; órgãos de planejamento públicos, privados ou do terceiro setor, formulando políticas e programas de desenvolvimento.

Mais informações na página do Programa