Mensagem de fim de ano do reitor da UFSJ, professor Marcelo Pereira de Andrade

Publicada em 23/12/2020

O reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), professor Marcelo Pereira de Andrade, gravou mensagem de fim de ano em vídeo que pode ser acessado pelas redes sociais da UFSJ (Instagram, Facebook) e pelo Youtube. Abaixo você confere o texto transcrito e também os links diretos para o vídeo.

“Saudações à comunidade acadêmica da UFSJ, às técnicas, aos técnicos, às professoras, aos professores, às colaboradoras e colaboradores terceirizados, às alunas e aos alunos.

Chegamos ao final do ano de 2020, um difícil ano. O ano em que a humanidade se deparou com a pandemia da Covid 19, uma terrível doença que ceifou várias vidas e levou do nosso convívio parentes, amigos, companheiras e companheiros. Mas nós estamos lutando contra essa doença, estamos lutando para preservar vidas.

A universidade pública, em especial as Universidades Federais e a nossa Universidade, nossa querida UFSJ, apresentou-se à sociedade para contribuir no combate à pandemia. Através de projetos de extensão chegamos a diversos lugares e pudemos contribuir para que as pessoas se sentissem acolhidas. Levamos esperança onde havia aflição. Se não fosse o serviço público brasileiro, provavelmente estaríamos em situação ainda mais difícil. O serviço público se apresentou e ajudou aqueles que precisavam.

Aqui, quero lembrar também todo papel desempenhado pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, que também sai fortalecido. E todos os profissionais da área de saúde que estiveram na linha de frente preservando vidas.

A UFSJ foi obrigada a se reinventar para que pudéssemos dar continuidade nas nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão e gestão. Professores, técnicos, alunos, tiveram que se reinventar. Fomos trabalhar remotamente, demos aulas remotamente, participamos de bancas remotamente, fizemos a gestão remotamente. Não paramos um minuto para que a Universidade pudesse avançar.

Realizamos obras, fizemos compras, demos conta da nossa produção acadêmica. E foi pelo empenho de cada um de vocês que, ao longo desses sete meses que estou na gestão, apresentaram-se e contribuíram para que pudéssemos avançar. Aqui fica o meu reconhecimento de todo trabalho que vocês desempenharam ao longo desse tempo.

2021 será um ano melhor, 2021 será o ano da resposta, da esperança, e é assim que vamos nos posicionar. O grande desafio que temos na nossa Universidade é a capacidade de agregar as pessoas. Claro, desde que todos nós sejamos sujeitos éticos, que respeitem a dignidade, que respeitem a vida e que se importem com os outros.

2021 será um ano de unir os nossos esforços, independente das bandeiras que levantamos internamente. É o ano que temos para nos unir em defesa da sociedade brasileira, em defesa da educação brasileira e, em especial, da educação superior brasileira, da nossa Universidade, da nossa UFSJ.

Conto com vocês no próximo ano. Aproveitem este momento para ficar perto dos familiares, dos amigos. Claro que foi um ano difícil, mas neste momento se prendam às boas experiências, se prendam na esperança, se prendam naquilo que vale a pena, que é a vida. Com certeza 2021 será um ano muito melhor. Conto com vocês, comunidade acadêmica, para que juntos possamos deixar um legado importante para o Brasil: a nossa Universidade, a nossa UFSJ fortalecida e exemplo do que podemos fazer com o nosso povo.

Feliz 2021, bom Natal. Fiquem perto dos familiares, fiquem bem. Nos vemos em 2021!”

Assista ao vídeo no Youtube da UFSJ: https://youtu.be/BU52DhGhlcA
Assista ao vídeo no Instagram da UFSJ: https://www.instagram.com/tv/CJJ3_bRrwJM