Pesquisa do Nepe/UFSJ indica aumento de preço da cesta básica em São João de-Rei

Publicada em 17/12/2020

Pelo quarto mês consecutivo, o custo da cesta básica em São João del-Rei apresentou elevação. As informações são da pesquisa mensal realizada pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (Nepe/UFSJ). O aumento em novembro foi de 0,49%, em relação ao mês anterior. Ao longo de 2020, a cesta básica acumula alta de 19,73%, muito acima da inflação esperada para o país no ano, pouco acima de 4%.

Em novembro, a elevação de preço foi influenciada, principalmente, pela alta da banana, que chegou a 35%, batata (21%) e óleo de soja (9%).Para o são-joanense que ganha um salário mínimo, foram necessárias 100 horas de trabalho, aproximadamente, para adquirir os produtos da cesta básica em novembro.

Clique aqui para acessar a Pesquisa Mensal da Cesta Básica para SJDR, ou navegue pelo site do Nepe.

Em caso de dúvidas e outras informações, contacte nepe@ufsj.edu.br