Live sobre alimentação infantil na programação de hoje da TV UFSJ

Publicada em 10/12/2020

Nesta quinta, 10, às 19h, a TV UFSJ transmite live com pesquisadoras do projeto de extensão 1000 Oportunidades, com o tema Alimentação no primeiro ano de vida, que vai debater a importância da formação alimentar, a saúde bucal nos primeiros mil dias de vida e o desenvolvimento das funções orais da criança.

De acordo com a pediatra e coordenadora do projeto, professora Mylvia David Chiaradia (Departamento de Medicina), o encontro vai discutir os modos e benefícios da introdução de alimentos na dieta dos bebês. É comum nessa fase, segundo Mylvia, a insegurança das mães sobre como proceder. ‘‘Em alguns casos, pode haver prejuízos futuros, que levam à dificuldade em aceitar alguns tipos de alimentos, acarretando maus hábitos e distúrbios alimentares”, pontua.

O evento contará com a participação de especialistas das áreas de Pediatria, Nutrição, Fonoaudiologia e Odontopediatria. Uma das convidadas é Camila Gobira, nutricionista materno-infantil que vai falar sobre a importância de como alimentar o bebê a partir dos seis meses e os impactos da alimentação em toda sua vida. Para Camila, é impossível falar em alimentação infantil sem falar da importância da amamentação.

Conheça o projeto
O 1000 Oportunidades é um projeto de extensão do curso de Medicina, que divulga informação sobre cuidados com a saúde das mães e bebês nos primeiros mil dias de vida da criança, que vai da gestação até os dois anos de idade. Inicialmente, as atividades do grupo aconteceriam na UBS e no CRAS de Santa Cruz de Minas, por meio de palestras com as gestantes e consultas individuais com os bebês, com foco na puericultura, seguindo uma abordagem preventiva e de acompanhamento de todos os marcadores do desenvolvimento da criança.

Devido a pandemia, o projeto foi adaptado para o Instagram, onde são divulgados assuntos como amamentação, introdução alimentar do bebê, vacinação, atividades físicas na gestação e conteúdos relacionados à Covid-19.

 

Guilherme Guerra
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom