72ª Reunião da SBPC termina debatendo a Covid-19 no Brasil

Publicada em 04/12/2020

Nesta sexta, 4, se encerra a programação científica do quarto ciclo da 72ª Reunião Anual da SBPC. Entre os destaques, o painel A pandemia do coronavírus no Brasil, ao meio-dia, com o médico Drauzio Varella, e a conferência Fabricação de órgãos e tecidos em laboratório, às 18h. Ao longo, ocorrem outras três atividades, oferecidas Associação Brasileira de Linguística, pela Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e pela Associação Brasileira de Antropologia. O evento será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube.

O debate sobre a pandemia no país, coordenado por Cesar Gomes Victora, professor emérito de Epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas, reúne, além de Dráuzio, o coordenador do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste, Miguel Nicolelis; o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Gulnar Azevedo e Silva; e o professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Esper Georges Kallás.

À tarde, a partir das 15h, a Associação Brasileira de Antropologia realiza a mesa-redonda Violência estatal, violação de direitos e criminalização das lutas sociais no Brasil contemporâneo. Participam do debate Deborah Bronz, professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense; Adriana de Resende Barreto Vianna, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Natália Corazza Padovani, professora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas. O debate será coordenado por Maria Filomena Gregori, presidente da Associação.

A seguir, sessão com os vencedores pelo voto do júri da mostra As Ciências e a pandemia de Covid-19, às 16h. A cerimônia de premiação será apresentada por Ildeu de Castro Moreira e Fernanda Sobral, respectivamente, presidente e vice-presidente da SBPC.

A programação científica desta sexta se encerra às 18h, com a conferência Fabricação de órgãos e tecidos em laboratório, proferida por Gabriel Romero Liguori, que atua no Laboratório de Pesquisa em Órgãos e Tecidos, do Instituto do Coração (Incor). A atividade será apresentada Guilherme de Rosso Manços, responsável pelo Escritório de Inovação do Complexo Pequeno Príncipe.