Vivências atravessadas pelo vírus é tema de congresso na UFSJ

Publicada em 30/11/2020

A 4ª edição do Congresso Vertentes da Psicologia (Convep 2020), que tematiza vivências em tempos de pandemia, começa nesta segunda, 30, e vai até 11 de dezembro, com transmissão de mesas-redondas via YouTube. As oficinas se realizam pelo Google Meet, sendo os links enviados diretamente para os inscritos.

O Congresso, totalmente on-line e gratuito, é uma realização dos graduandos do curso de Psicologia da UFSJ. Este ano, a proposta do evento é discutir criticamente como as vivências de grupos socialmente minoritários foram afetadas pela Covid-19. “Queremos democratizar a discussão do tema em uma tentativa de desinvisibilizar essas vivências, mostrar que elas existem e são o nosso foco”, escreve a comissão organizadora do Convep.

A programação traz oficinas artísticas e outras, diretamente voltadas à formação de psicólogos, ambas com o objetivo de estender a importância do aspecto formativo prático, em todas suas dimensões, num momento extremo, que exige novas escutas para o processo terapêutico, que vem sendo mediado tecnologicamente. Essas dimensões abrangem morte, luto, perenidade, bem-viver, trabalho, ensino, violências, enlace, resistências. No sarau, informa o site do Congresso, “o tempo será de quem quiser se mostrar.”

Acompanhe o 4º Congresso Vertentes da Psicologia nas redes sociais.
Instagram: https://www.instagram.com/convep.ufsj/
Facebook: https://facebook.com/convep.ufsj     

 

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom