Instituto Serrapilheira lança chamada pública de apoio à Ciência

Publicada em 18/11/2020 - Fonte: ASCOM

As inscrições para a 4ª Chamada Pública de Apoio à Ciência do Instituto Serrapilheira vão até 20 de dezembro. O novo edital disponibiliza até 12 grants de R$ 200 mil a R$ 700 mil para jovens cientistas formados em Ciências Naturais, Ciência da Computação e Matemática. Os projetos devem ser originais, ainda que envolvam estratégias de risco. São bem-vindas propostas que questionem o conhecimento científico atual, abram novas perspectivas de avanço ou aprofundem o conhecimento de uma área específica. O foco é a ciência básica, não aplicada.

Os candidatos devem ter recebido grau de doutor entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2018, condição estendida em até dois anos para mulheres com filhos. Nessa fase, devem enviar uma pré-proposta, que será avaliada pelos revisores, segundo os critérios e etapas do processo seletivo descritos no edital. Os selecionados serão chamados para submeterem a proposta completa aos avaliadores, defendida em entrevista na etapa final.

A pré-proposta deverá incluir: currículo (conforme modelo internacional), produção científica, resumo da pesquisa e respostas a cinco perguntas específicas. Como produção científica, os candidatos indicarão pelo menos dois artigos em que foram autores principais, justificando porque consideram tais artigos de impacto, com base no seu conteúdo e contribuição intelectual, ou seja: seu efeito em questionar, avançar ou aprofundar o conhecimento no campo.

Após selecionados, os cientistas também poderão concorrer, de forma voluntária, a recursos extras para serem investidos exclusivamente na integração e formação de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes. O valor do bônus vai variar de 10% a 100% do grant recebido.