DESPEDIDA PARA STÊNIO

Publicada em 12/11/2020

Professor Stênio Nunes Alves, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ, faleceu na manhã desta quinta-feira, 12 de novembro, em consequência de complicações decorrentes da Covid-19. O choque, a dor e a profunda tristeza que a notícia traz a toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São João del-Rei só encontram amparo nas palavras sagradas, na fé que nosso colega professava, seja por palavras, atos e ações, como vários de nós pudemos comprovar ao longo de um intenso ou de um breve período de convivência com ele.

“Enviarei um anjo adiante de ti para te guardar no caminho e te fazer entrar no lugar que eu preparei. Presta-lhe atenção e ouve a sua voz. Não deves contrariá-lo. Ele não suportaria vossa revolta, pois nele está o meu nome.” (Ex 23, 20-21) O Anjo estará com você, querido Stênio, nesse instante de travessia, quando chegares ao lugar do mistério em que Alessandra, que tão cedo também partiu, te espera. Estará com seus filhos, que ficam conosco para honrar sua memória e nos lembrar como semearam alegrias entre todos nós. Estará com nossa equipe, que levará adiante o que aprendemos com sua plácida sabedoria e serena conduta, geralmente resumida na frase “Stênio é um cara muito legal”, com a qual expressávamos o contentamento que era trabalhar com você.

Guimarães Rosa, numa citação célebre, escrita igualmente num momento de dor, disse que as pessoas não morrem, elas ficam encantadas. A quem nos encantou tão completamente, a homenagem de sua Universidade, que decreta luto oficial de três dias para reverenciar as recordações que guardaremos de você.

Legado
Stênio Nunes Alves deixa grande legado em sua passagem pela UFSJ. Em sua última missão, esteve à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) em 2020, no difícil momento da pandemia, mas sua história na instituição é de longa data. Era professor associado III, atuando no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis-MG. Assim que ingressou na UFSJ, em 2008, iniciou sua participação em várias instâncias da gestão acadêmica, ensino, pesquisa e extensão.

Foi membro da Câmara de Iniciação Científica da UFSJ e, por dois mandatos, membro da Câmara de Gestão do CCO. Sua experiência inclui a vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular - no mesmo Programa, orientou mestrado e doutorado, desenvolvendo projetos relacionados à toxicidade de produtos químicos e bioativos contra mosquitos.

Stênio atuou na extensão da UFSJ, nas áreas de Desenvolvimento Tecnológico, desenvolvendo produtos para o ensino; Mídias, promovendo o uso didático dos meios de educação e ações educativas sobre as mídias; e Promoção à Saúde, trabalhando a Educação dentro de temáticas ligadas à parasitologia e a vetores de doenças. Também exerceu mandatos como membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ.

O pró-reitor era bacharel em Parasitologia, licenciado em Ciências Biológicas pela UFMG, mestre e doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Minas Gerais, respectivamente.