Pesquisa da Farmácia conquista prêmio nacional

Publicada em 10/11/2020 - Fonte: ASCOM

A aluna Luanna Gabriella Resende da Silva, mestre pelo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ (PPGCF), autora da pesquisa Protocolo de desprescrição de clonazepam em idosos, conquistou o primeiro lugar no V Congresso da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, realizado virtualmente em outubro.

A pesquisa, orientada pelo professor André de Oliveira Baldoni (CCO), avaliou a aplicabilidade de protocolo desenvolvido para a redução da polifarmácia em idosos, de um medicamento com propriedades sedativa, hipnótica, ansiolítica, miorrelaxante e antiepiléptica, ou seja, um “anestésico psicológico”, como escreve Luanna Resende em sua dissertação.

A desprescrição é um termo novo, definida como o processo planejado e supervisionado de redução de dose ou de interrupção no uso do medicamento que pode causar danos ou minimizar benefícios, se utilizado a longo prazo. Os dados da pesquisa premiada foram coletados nos serviços de atenção primária à saúde dos municípios de Divinópolis e Itaúna (MG), em 2018 e 2019. Ao final desse tempo, 81,5% dos pacientes conseguiram reduzir parcial ou totalmente o uso do medicamento.

Para a pesquisadora, foi uma experiência nova e gratificante.“Uma alegria muito grande para toda a equipe de pesquisa a notícia da premiação, visto que estávamos concorrendo com trabalhos conduzidos por profissionais e estudantes do Brasil todo”, avalia Luanna.

 

Samara Santos
Aluna de Jornalismo, estagia na Ascom