"Tenho orgulho de ver como a UFSJ cresceu"

Publicada em 29/10/2020

No ano de 1980, quando a Assistente em Administração Mercês Santana Garcia começou a trabalhar na Fundação Municipal de São João del-Rei, instituição que deu origem à UFSJ, o Brasil recebeu a primeira visita do papa João Paulo II, no ABC Paulista era fundado o PT e as Olimpíadas de Moscou, as maiores realizadas até então, foram boicotadas pelos Estados Unidos, por causa da invasão ao Afeganistão, ocorrida no ano anterior.

Pois é, muito tempo se passou. Quarenta anos não são quarenta dias, diz o provérbio mineiro. Durante todo esse tempo, a mais antiga servidora da UFSJ ainda em atividade tem demonstrado muito amor e comprometimento com seu trabalho. Daquela época, em que começou, recorda com saudade que o emprego na Fundação Municipal foi como uma bênção. “Eu estava desempregada há um tempo, antes disso trabalhei em casa de família e na Fábrica de Tecidos Brasil, meu último emprego antes daqui”, relembra.

Nesses quarenta anos, Mercês atuou em diversos setores da UFSJ. Foi telefonista, trabalhou no Setor de Tecnologia Educacional (Setec), na Prefeitura de Campus, na Dicon, entre outros tantos. “Onde precisavam de gente, eles me colocavam. Eu virei uma espécie de coringa”, compara. Apesar de tantas mudanças, ela avalia que todos esses anos foram ótimos, porque gosta muito de trabalhar na Universidade. “É um emprego que gosto muito e fazer o que se gosta torna tudo melhor.”

Um momento inesquecível em sua jornada profissional foi quando se transformou em servidora federal. “Naquela época, eu era funcionária da Fundação Municipal, fiz o concurso interno e me tornei federal. Foi pra mim uma grande felicidade”, diz. Até 1988, a legislação permitia concursos internos no serviço público. Para quem está começando a carreira ou deseja um emprego público, Mercês aconselha que desenvolva duas qualidades: iniciativa e responsabilidade.

Ao falar sobre a UFSJ, a mais antiga servidora não esconde sua satisfação. “Tenho orgulho de ver como a nossa Universidade cresceu nesses últimos anos. Além de tudo, isso é excelente para gerar mais empregos e ampliar a educação”, revela. No dia do Servidor Público, ela, que hoje trabalha no Setor de Protocolo do Campus Santo Antônio, deseja um feliz dia a todos os seus colegas. “Que são muitos, graças a Deus!”