Ciclo Pororoca discute sociedade civil e cenário cultural

Publicada em 26/10/2020

O encontro desta terça, 27, às 19h, no Ciclo Pororoca, preparatório para o Festival Artes Vertentes 2020, vai debater o tema Sociedade civil e o cenário cultural brasileiro, com transmissão pelo YouTube e pelo Facebook.

A palavra cultura tem origem semântica no latim: cultus significa o ato de ocupar, lavrar a terra, produzir continuamente. Civilização e cultura são palavras que se entrelaçam há milênios e podem, muitas vezes, definir semelhantes.

Funcionando na casa em que Pierre Verger viveu durante anos em Salvador, a Fundação que leva seu nome, além de preservar a obra do fotógrafo e antropólogo, se preocupa em integrar, por meio de cursos e oficinas gratuitas, a comunidade local e adjacências. Fundada em 2015, a Associação dos Amigos do Festival Artes Vertentes (AAFAV) é responsável pela manutenção do projeto sociocultural criado e desenvolvido pelo Festival Artes Vertentes, que hoje beneficia cerca de 100 crianças e adolescentes no município de Tiradentes (MG).

Representantes das duas organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, Jucélia Teixeira Novo (Fundação Pierre Verger) e Antônio Vidigal (AAFAV) discutem, no sétimo encontro do Ciclo Pororoca, a participação da sociedade civil no cenário cultural e a possibilidade de transformação da realidade presente na sociedade brasileira por meio da arte e da cultura.