Cemig promove desafio da energia na UFSJ

Publicada em 26/10/2020 - Fonte: ASCOM

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realiza, de 3 a 6 de novembro, o Desafio da Energia, voltado ao público universitário e voluntários da Companhia. As inscrições vão até esta terça, 27. Para garantir vaga, os alunos da UFSJ devem cadastrar suas equipes neste link. A atividade será oferecida para alunos de cerca de 30 universidades em todo o estado.

Trata-se de uma competição cuja metodologia busca o desenvolvimento das habilidades pessoais dos participantes na resolução de situações reais relacionadas ao uso racional da energia elétrica. A iniciativa é uma parceria entre Cemig, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais e Junior Achievement Minas Gerais (JAMG), organização social que atua na formação de estudantes para o mercado de trabalho, por meio de programas de empreendedorismo.

O Desafio integra também as ações do Programa Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação, do Governo de Minas, do qual fazem parte os professores do Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ (Depel), Eduardo Bento e Warlley Sales (colaborador), e Fabrício Molica, do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (Decac), que trabalham com cinco estudantes da Elétrica. Essa edição permite que os times sejam formados por alunos de diversos cursos dos campi de São João del-Rei.

Os participantes serão orientados por membros da JAMG e voluntários da Cemig. Cada time deverá encontrar soluções para situações-problema reais, a partir do uso de ferramentas de Design Thinking, que serão avaliadas por um júri que premiará a proposta mais criativa e inovadora.

O Desafio da Energia foi desenvolvido de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Ações como essa fortalecem os ecossistemas de inovação locais e apoiam a construção de políticas educacionais mais atuais e relevantes,” destaca o gerente de Operações da JAMG, Jonatan Mendes.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom