Professoras da UFSJ debatem o câncer de mama em roda de conversa

Publicada em 26/10/2020 - Fonte: ASCOM

“Comecei a gargalhar no meio da madrugada. Um ataque bárbaro, inesperado como o que me tomou debaixo do chuveiro, depois da estúpida discussão com um autodenominado ateu, um gênio da minha escola, faz muitos anos. Pagava a admiração de Águeda por mim, fazendo o que ela queria, no caso, um espetáculo entre a beata e o livre-pensador. Patético. Agora ria de estupefação, cansaço e iluminada ignorância, pois não me escapava o belo ritmo: endocarcinoma epitelial maligno. Não era possível que me dissesse respeito. Por confiança genética, nunca teria câncer.”

Assim a poeta Adélia Prado abre seu livro Quero minha mãe, em que relata o processo de enfrentamento ao câncer de útero que viveu anos atrás. Com proposta semelhante, a UFSJ reúne seis mulheres para debater outra neoplasia maligna de alta prevalência entre a população feminina brasileira.

Prosa Rosa - tocando o câncer de mama será transmitida nesta terça, 27, às 19h30, no canal da TV UFSJ no Youtube, na agenda do Projeto UFSJ Convida - Prata da Casa, com mediação da professora Luciene Tófoli, do Departamento de Comunicação Social, e assessora de Relações Interinstitucionais da Universidade.

Na roda de conversa, a professora Rosy Ribeiro, vice-reitora da UFSJ, que coordena o Laboratório de Patologia Experimental do Campus Centro-Oeste Dona Lindu; Nicole Rangel, que é mastologista e dá aulas no Departamento de Medicina (Demed), em São João del-Rei, tendo sido a médica que acompanhou o tratamento de Valéria Kemp, professora aposentada do Departamento de Psicologia (Dpsic), e de Maria Ângela de Araújo Resende, professora do Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac), que vão nos contar sua história de superação do câncer de mama, vivenciadas em tempos diferentes da vida de cada uma. A professora Daniela Almeida Raposo Torres (Decac) traz o que poderia ser a terceira margem nesse debate: a das mulheres que convivem com a doença, reafirmando a possibilidade de continuarem vivendo.

Nossas palestrantes gravaram pequenos vídeos convidando a todas e todos que nos assistam, para uma troca de conhecimento e vivência que se anuncia riquíssima. No Instagram, no Facebook e no YouTube. Acessem, compartilhem e estejam conosco!

Links da transmissão
YouTube TV UFSJ: https://www.youtube.com/watch?v=kUnJTs4w98Y