Acolhimento institucional na pandemia é tema de seminário

Publicada em 20/10/2020

O Programa Acolher realizou o III Seminário Acolher: desafios e potencialidades do acolhimento institucional durante e pós pandemia. O evento abordou diferentes aspectos da realidade profissional na área, tendo por objetivo “aprofundar de forma holística os debates acerca das temáticas que envolvem esse público em tempos de pandemia”, como afirma uma das coordenadoras do projeto, professora Elaine Cristina Dias Franco (CCO).

As discussões on-line continuam disponíveis para acesso no canal do YouTube pelo qual o Seminário foi transmitido. Na programação, diversos profissionais dos setores de proteção à criança e ao adolescente, educação e saúde dialogam sobre suas experiências frente aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

O Programa Acolher, criado em 2016, é uma iniciativa do curso de Enfermagem do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO). O programa de extensão tem como público-alvo crianças e adolescentes do município de Divinópolis, que foram encaminhadas a casas de acolhimento ou abrigos, como forma de proteção institucionalizada a situações de vulnerabilidade social.

São três frentes suas frentes de atuação: consultas com profissionais da Enfermagem, oficinas grupais e capacitação de servidores das casas de acolhimento. Em seus quatro anos, o Programa desenvolveu 85 oficinas, três seminários e cinco minicursos. Em 2019, recebeu menção honrosa como melhor trabalho de Minas Gerais no 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, com a apresentação do estudo O cuidado a adolescentes Institucionalizados(as): percursos experimentados por mães sociais.

Acompanhe as atividades do Acolher no Instagram e no Facebook.


Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom