Aprendizado por reforço é tema de seminário na UFSJ

Publicada em 14/10/2020 - Fonte: ASCOM

O Departamento de Engenharia Elétrica da UFSJ (Depel), em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e com o Grupo de Controle e Modelagem (GCoM), realiza, no período de 15 a 17 de outubro, o Seminário de Aprendizado por Reforço: Engenharia e Estatística impulsionando a sociedade. O evento faz parte do calendário do Programa Processos Indissociáveis entre Ensino, Pesquisa e Extensão, iniciativa financiada pela Reitoria. Para participar, é necessário preencher esse formulário de inscrição.

O Seminário pretende apresentar os resultados alcançados pelo projeto nas áreas em que atua, como estratégia de fomento à Educação. “Esperamos que seja mais um elemento para motivar alunos a se interessarem desde cedo por esse importante eixo de ciência e tecnologia”, afirma o professor Erivelton Geraldo Nepomuceno (Depel), e coordenador geral do evento.

Além de palestras, que serão transmitidas neste canal do YouTube, o Seminário traz como destaque dois desafios de programação, divididos em nível superior e básico (voltado ao Ensino Fundamental II), para equipes com até dez pessoas. Interessados em participar dessa atividade têm até o dia 31 de outubro para se inscreverem.

Os melhores colocados nos desafios serão premiados com bolsas para cursos na área de Robótica Educacional e programação, na modalidade Ensino Fundamental, e mais um kit de componentes eletrônicos com Arduino, plataforma de prototipagem eletrônica, para a equipe que vencer na categoria Ensino Superior.

Aprendizado por Reforço
Técnica de Machine Learning (Aprendizado de Máquina) que treina a inteligência artificial para tomar uma sequência de decisões, buscando representar computacionalmente a forma de aprendizado humano, combinando conceitos de Engenharia e Estatística para a solução de problemas. A técnica pode ser utilizada nas mais diferente áreas, como na Robótica, Automação, Controle e em problemas de otimização.

Acompanhe a programação completa do Seminário de Aprendizado por Reforço nesta página, que detalha também os links das transmissões ao vivo, das inscrições e dos editais dos desafios propostos. A cerimônia de abertura está agendada para as 17h, seguida de palestra com o professor João Fabro, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que vai falar sobre Robótica autônoma de serviço: os robôs na sua casa.

Mais informações: argcom@ufsj.edu.br.

Samara Santos