Arché comanda reforma para Associação Ponte de Misericórdia

Publicada em 13/10/2020

A Arché, empresa júnior do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ, tem se dedicado a um projeto especial de reforma dos interiores do galpão Castelinho, espaço administrado pela Associação Ponte de Misericórdia, de São João del-Rei.

Atual gerente de projetos da Arché, Isadora Simões conta que o projeto partiu de uma iniciativa da professora Laura Tavares, que fez a ponte entre a Associação e a empresa júnior. “Como a Arché estava interessada há tempos em fazer um projeto social, foi uma ótima oportunidade”, contextualiza.

Três, das 29 pessoas que atualmente compõem a Arché, estão envolvidas na reforma do Castelinho. Por mais que seja possível trabalhar de forma remota, a equipe tem feito visitas ao galpão. “É bom estar no local para fazer o levantamento do que precisamos e para ter melhor noção do espaço”, explica Isadora. Por questões burocráticas, o projeto demorou um ano para sair do papel. A previsão é que seja finalizado ao longo do mês de novembro.

Sobre o potencial de transformação decorrente dessa reforma, Isadora diz que a otimização e o planejamento do espaço vão mudar totalmente a qualidade de vida de quem o frequenta. “Será um espaço pensado para o conforto, o aconchego, as atividades em grupo.” O galpão fica no Guarda-Mor, bairro vizinho ao Campus Santo Antônio; lá, a Associação oferece aulas de karatê, violão e biscuit para crianças, e recebe eventos que estejam autorizados.

Desafio e seleção
Até o momento, o principal desafio que a equipe tem enfrentado são os limites do orçamento e, sobretudo, o pensar a “espacialidade”, já que o local é utilizado para demandas distintas. A atual presidente da Arché, Paula Vilela, explica: “O Projeto Castelinho é, sobretudo, a espacialização, ou seja, a implantação de um espaço diretamente ligado à qualidade de vida de diversas pessoas.” Nessa perspectiva, tem-se a oportunidade de ponderar sobre questões mais amplas que a reforma em si. “Temos uma forma de refletir na cidade em que estamos o nosso compromisso e dedicação com nossa profissão, nosso curso e nossa Universidade”, destaca.

Para acompanhar ações e demais projetos da Arché, acesse seus perfis no Instagram ou no Linkedin. Neste mês, a equipe recruta novos integrantes. O edital de seleção está disponível na plataforma ISUU. Para se inscrever, basta preencher o formulário digital e enviá-lo até o dia 16 de outubro, próxima sexta-feira.

João Vítor Bessa
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom