SBPC lança mostra As ciências e a pandemia de Covid-19

Publicada em 13/10/2020

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou a mostra As ciências e a pandemia de Covid-19, para estimular e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia do coronavírus no Brasil. A mostra é parte das atividades da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2020.

Nesses meses de pandemia, testemunhamos esforços da comunidade científica, instituições e organizações da sociedade civil para informar o grande público sobre o que é o novo coronavírus, seu surgimento, prevenção, tratamentos disponíveis, recomendações das organizações internacionais de saúde; as pesquisas em desenvolvimento e seus eventuais resultados, os possíveis fármacos e vacinas; a disseminação da doença no país e no mundo, o impacto diferenciado em diversas regiões, camadas sociais e setores mais vulneráveis da população; e os principais desafios à sociedade durante e após a pandemia. É objetivo da mostra também combater as fake news, além de apresentar os procedimentos científicos nas ações de enfrentamento do novo coronavírus.

Dessa forma, instituições de ensino e pesquisa, universidades, entidades, grupos de pesquisa e escolas de todo o Brasil podem participar enviando, até esta sexta, 16, dois vídeos, no máximo, para cada uma das categorias – Drops (de até 1 minuto), curta-metragem (de até 10 minutos) e média-metragem (de 10 a 20 minutos) – respeitado o limite total de 300 vídeos.

O material inscrito passará por curadoria indicada pela SBPC. Os selecionados serão publicados em uma playlist no canal da SBPC no YouTube, para votação do público e do júri selecionado pela SBPC, em novembro.

Os nove vídeos mais votados pelo público e os três selecionados pelo júri serão conhecidos no dia 25 de novembro. Confira aqui o regulamento e participe!

Com informações da Assessoria de Comunicação da SBPC