Proae e Prope lançam auxílio digital para estudantes de pós-graduação

Publicada em 28/09/2020

As pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Proae) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) divulgam editais para concessão de Auxílio Inclusão Digital para discentes de pós-graduação stricto sensu em vulnerabilidade socioeconômica, inscritos em unidades curriculares no Período Remoto Emergencial, e que atendam os critérios estabelecidos.

O edital nº 009/2020 é voltado para aquisição de equipamentos, com repasse de R$ 2 mil. Além disso, poderá ser oferecido ao estudante com diferença funcional e com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, o Auxílio Inclusão Digital Complementar, para ser usado na aquisição de recursos de acessibilidade (licença de software, periféricos adaptados, órteses, próteses, recursos de tecnologia assistiva) que viabilizem o ingresso ao Ensino Remoto Emergencial.

Já o edital nº 10/2020 se destina a quem não possui acesso adequado à internet por meio das seguintes possibilidades: acesso ao programa de conectividade oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que consiste na disponibilização de um chip com pacote de dados gratuito para acesso à internet. A carga inicial e suas recargas serão gerenciadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; auxílio financeiro para contratação de serviços de internet, oferecido pela UFSJ para estudantes não atendidos pelo programa de conectividade do MEC/RNP.

Os editais são de fluxo contínuo, o que significa que as inscrições podem ser feitas a qualquer tempo durante o Ensino Remoto Emergencial, por meio do envio de e-mail (conforme formato indicado nos editais) e documentos solicitados para auxiliodigitalpg@ufsj.edu.br.

Acompanhe as informações sobre o auxílio digital à pós-graduação na página da Prope.