10º Seminário da Imigração Italiana define programação

Publicada em 25/09/2020 - Fonte: ASCOM

Totalmente realizado em formato virtual, o 10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais, que acontece de 6 a 10 de outubro, definiu recentemente sua programação. O evento, que tem a UFSJ como parceira, será integralmente transmitido pelo canal do Seminário no YouTube.

A programação divulgada inclui nada menos que 14 encontros, com a participação de 62 palestrantes, entre mediadores de mesas, apresentadores de trabalhos, e convidados. Após as apresentações dos trabalhos, será realizado debate para promover maior interação dos participantes e enriquecimento de ideias. “Nossa expectativa é alcançar públicos diversos em função das áreas de interesse, da amplitude e da multidisciplinaridade dos temas abordados”, comenta o coordenador acadêmico do 10º Seminário e professor da UFMG, Dimitri Fazito.

Outro destaque da programação divulgada é a participação de representantes italianos, o que traz reconhecimento internacional ao evento. A abertura, por exemplo, com o tema A Itália no mundo e em Minas Gerais, contará com a presença da vice-ministra italiana das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Marina Sereni.

A identidade visual do evento é uma criação do artista plástico italiano, radicado no Brasil, Guido Boletti, em homenagem ao jornalista, escritor e poeta Gianni Rodari, no ano em que se comemora o centenário de seu nascimento. Celebrando o universo criativo e a liberdade expressiva de sua obra, o 10º Seminário deseja lembrar um dos mais importantes autores do século XX.

Programação científica
Neste ano, foram inscritos 35 trabalhos acadêmicos e não acadêmicos, elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento. Destes, 30 foram selecionados, e serão apresentados durante o Seminário.

De acordo com os organizadores, a programação é bastante abrangente para poder cumprir com a missão de dar visibilidade e estimular novas pesquisas e trabalhos sobre a imigração italiana em Minas Gerais e suas influências nos mais diversos âmbitos. Os trabalhos selecionados abrangem diferentes áreas, como patrimônio histórico, arquitetura e urbanismo, fotografia, cultura e educação, literatura, jornalismo e esporte.

As inscrições, que garantem emissão de certificado, estão sendo recebidas no Sympla. Toda a programação pode ser consultada nesta página.