Mesa-redonda sobre iluminação e arte agora, no Facebook

Publicada em 14/09/2020

Iluminação&Arte: diálogos sobre formação e profissionalização, com o professor Berilo Luigi Deiró Nosella, do Departamento de Artes da Cena da UFSJ, está no ar, com transmissão pelo Facebook. A conversa será coordenada pela professora do Departamento de Artes e Humanidades da UFV, Rosana Pimenta, com a presença do iluminador Paulo César Medeiros.

A iniciativa do evento surgiu do desejo de unir profissionais da iluminação e promover ações culturais, como oficinas, seminários e workshops, que estimulem a compreensão da área e suas demandas, além de viabilizar o desenvolvimento de pesquisas e formações neste segmento.

Paulo César Medeiros é um dos criadores da Associação Brasileira de Iluminadores Cênicos, e traz para o encontro seus 35 anos de experiência profissional. Trabalhou com grandes nomes nacionais, como Marília Pêra, Bibi Ferreira, Maria Bethânia e Gilberto Gawronski, além de ter recebido ganhado diversos prêmios ao longo de sua carreira.

O professor Berilo Nosella, que também está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFSJ, participa como pesquisador e colaborador na pesquisa Iluminação Cênica: um levantamento das empresas, equipes, instituições e profissionais no Brasil, coordenada pela professora Rosana Pimenta da UFV. O objetivo é fazer o levantamento de profissionais que atuam na iluminação cênica no país, mapear empresas que desenvolvam tecnologia, instituições de ensino e pesquisa, cursos e capacitações no país que oferecem certificação ou diplomação na área.