Laboratório da UFSJ integra série documental de valorização da Ciência

Publicada em 09/09/2020

O Laboratório de Neurociência Experimental e Computacional Dr. Aristides Azevedo Pacheco Leão (Lanec) da UFSJ é tema de documentário da série HPC Spotlight, produzida pela empresa Versatus. A iniciativa busca valorizar a Ciência no Brasil, apresentando trabalhos relevantes de pesquisadores do país. O coordenador do Lanec, professor Antônio-Carlos Guimarães Almeida, conduziu o vídeo, apresentando as pesquisas e os resultados alcançados pelos estudos desenvolvidos. Para explicar toda a complexidade e importância do conteúdo produzido no Laboratório, foram necessários dois episódios, que estão disponíveis neste link.

O convite para participar da série veio a partir de uma visita técnica dos profissionais da empresa, durante a qual conheceram o Laboratório. “Quando apresentamos o Lanec e as pesquisas elaboradas, a equipe ficou extremamente surpresa e perguntaram se poderíamos contribuir com o documentário”, comemora Antônio-Carlos.

Intitulados Cérebro: entendendo o caos e as crises epiléticas, os vídeos mostram detalhes dos trabalhos que vêm sendo produzidos no Lanec, que estudam a epilepsia e a depressão alastrante (fenômeno neurológico relacionado à enxaqueca) para entender o funcionamento do cérebro.

Conhecimento inovador
De acordo com o professor Antônio-Carlos, a maioria das pesquisas sobre o cérebro estudam as sinapses, estruturas que fazem a conexão entre dois neurônios. “De maneira diferente, as pesquisas do Lanec se debruçam sobre o comportamento da estrutura não-sináptica do cérebro que, por meio de processos metabólicos e de controle, permite o funcionamento do órgão”, explica.

Os conhecimentos gerados no Lanec já trouxeram contribuições à Ciência do país. Entre os destaques estão o trabalho que mostra qual a participação dos mecanismos não-sinápticos no aprendizado cerebral e o estudo que busca explicar como o metabolismo tem que se dar para que o cérebro aumente a eficiência.

História e relevância
O Lanec é um dos laboratórios pioneiros da UFSJ, tendo participado ativamente da implantação dos primeiros cursos de mestrado e de doutorado da instituição. Inicialmente, apenas pesquisas que exploravam a parte computacional dos processos não-sinápticos do cérebro eram desenvolvidas no Laboratório. Após captação de recursos, foi possível realizar o estudo completo, nos quais os níveis experimental e computacional fossem contemplados.

Os resultados produzidos são fruto de muito trabalho, com destaque para a atuação conjunta do coordenador do Lanec com o professor Antônio Márcio Rodrigues, docente do Departamento de Engenharia de Biossistemas (Depeb). A atuação de grande relevância se dá pelo fato de Antônio Márcio ser responsável por transformar os dados experimentais em um modelo computacional que permitirá simular e entender os processos existentes por trás de cada uma das atividades do cérebro medidas no Laboratório.

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia (PPBE), o Lanec é avaliado com conceito 5 pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente, integram a equipe que atua no Laboratório três docentes e 30 alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, das mais diferentes áreas de conhecimento. Já contribuíram com os estudos profissionais da Engenharia, Medicina, Matemática, Fisioterapia, Física, Educação Física, entre outras.

A produtora
A Versatus é uma empresa que fornece soluções computacionais de alto desempenho para universidades e faculdades do Brasil. O trabalho realizado junto a pesquisadores fez com que a admiração por estes profissionais e suas pesquisas se transformassem em documentários, nos quais contam objetivos, avanços, descobertas e conclusões. Além dos episódios sobre o Lanec, outros estudos desenvolvidos por cientistas brasileiros integram a produção realizada pela série HPC Spotlight. Confira mais episódios aqui.