Nupid produz vídeos informativos sobre álcool e outras drogas

Publicada em 05/09/2020 - Fonte: ASCOM

Surgido no contexto da pandemia da Covid-19, o projeto Nupid na Rede busca contribuir com a difusão científica de conteúdos relacionados ao campo de álcool e outras drogas. Para divulgar esses conteúdos, foi criado um canal no YouTube, no qual são postados vídeos curtos, com linguagem acessível para o grande público.

A ideia é difundir essa produção, gerada por meio de pesquisa e extensão, a fim de evitar que fake news sem base científica se propaguem, prevenindo-se, assim, a “pedagogia do terror”: a superexposição de figuras humanas depauperadas devido ao uso de drogas e álcool. O projeto conta com a colaboração voluntária de uma rede de pesquisadores e profissionais que atuam no campo preventivo, nas áreas de políticas públicas, gestão de programas e planos de ensino.

Segundo o professor do Departamento de Psicologia da UFSJ, Marcelo Dalla Vecchia, a ideia é atingir um público amplo, em especial adolescentes, jovens e adultos que fazem uso de álcool e outras drogas. “Não necessariamente de forma prejudicial, mas que façam uso dessas substâncias e possam se apropriar de informação de qualidade e respeito, considerando que a presença desses produtos em nossa cultura é histórica.”

Nupid
O Núcleo de Pesquisa e Intervenção nas Políticas sobre Drogas (Nupid), vinculado à Universidade Federal de São João del-Rei e ao Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Lapip), foi criado em 2016. O Núcleo integra atividades de formação continuada por meio do Centro Regional de Referência para Formação nas Políticas sobre Drogas (CRR-UFSJ), de extensão universitária, com o Coletivo Cai Junto - Redução de Danos, e faz parte das entidades que compõem a Plataforma Brasileira de Política sobre Drogas.

Acompanhe o Nupid na Rede também no Instagram.

Rafaella Azevedo
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom