UFSJ não será posto aplicador do Celpe-Bras neste ano

Publicada em 01/09/2020

A Assessoria para Assuntos Internacionais da UFSJ (Assin) informa que, como diversas universidades brasileiras e estrangeiras, está cancelando a aplicação do exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), edição 2020, único exame de proficiência em Português reconhecido no Brasil.

O Celpe-Bras é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de Ensino Superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, e demais entidades interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

De acordo com a Assin, as questões que levaram a essa decisão consideram as normativas das autoridades sanitárias internacionais e a própria regulamentação que vem sendo produzida pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 UFSJ, além da Portaria nº 122, de 21 de março de 2020, que suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades presenciais na Universidade. Há que se considerar, igualmente, o comprometimento da qualidade da aplicação das provas. “O uso obrigatório das máscaras dificulta a compreensão da fala do entrevistador e do participante, o que pode ser prejudicial aos candidatos, especialmente por se tratar de um idioma estrangeiro”, destaca a assessora Liliane Sade.

Diante desse conjunto de complicadores, dos riscos à integridade das equipes técnicas de apoio e à dos próprios candidatos, a UFSJ julgou necessário encaminhar ao Inep o cancelamento da adesão institucional ao exame de proficiência, neste ano.