UFSJ realiza primeiro congresso de cereais e panificação

Publicada em 01/09/2020 - Fonte: ASCOM

Entre os dias 5 e 10 de outubro, acontece a primeira edição do Congresso On-Line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação (CBCP), que reunirá pesquisadores, estudantes, docentes e profissionais da área, atuantes em todas as regiões do país. O evento é uma parceria da UFSJ com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Embrapa Milho e Sorgo e Embrapa Agroindústria de Alimentos.

O prazo para submissão de artigos para avaliação da Comissão Científica vai até esta quarta, 2 de setembro. Interessados devem acessar o portal oficial do CBCP para confirmar a participação. Há faixas de valores de acordo com o público-alvo: estudantes de graduação (R$ 25), pós-graduação (R$ 30) e profissionais da área (R$ 35), sendo possível adquirir um pacote “combo” com até sete minicursos.

A organização do Congresso espera até 500 pessoas, entre profissionais e pesquisadores da área de panificação, estudantes dos cursos de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, além de interessados ou entusiastas pelo tema. Concebido para ter abrangência regional e se realizar no Campus Sete Lagoas (CSL) da UFSJ, o evento, na versão on-line, se amplia - são palestrantes de todo o país, e docentes de vários estados compondo a Comissão Científica.

Idealizador e organizador geral do Congresso, o professor Felipe Trombete (do curso de Engenharia de Alimentos do CSL) ressalta que a parceria entre a UFSJ e a Embrapa vem se desenvolvendo no Grupo de Pesquisa em Tecnologia de Cereais e Produtos Amiláceos. “A colaboração da Embrapa tem sido muito importante para o fortalecimento das linhas de pesquisa do grupo”, completa. Também destaca que a “virtualização” foi vista com bons olhos pelos organizadores. “A realização do Congresso em ambiente virtual permitiu ampliarmos tanto o número de participantes quanto o número de convidados.”

As perspectivas diante da pandemia
Felipe Trombete afirma que, diante dos efeitos econômicos da pandemia, “o setor de panificação tem se reinventado e investido muito em estratégias de comunicação, entregas e produção com segurança.” As discussões nas palestras e minicursos podem oferecer soluções para suprir as demandas atuais, como os desafios do abastecimento e entrega de alimentos.

Algumas das tendências atuais do mercado de cereais e panificação do Brasil ganham espaço para o debate, destaca o professor, citando o aumento na demanda por produtos integrais, de fermentação natural e sem glúten.

Para as professoras Cíntia Kobori, Janaína Barbosa e Juliana Ubaldo, integrantes da Comissão Científica da CBCP, as mudanças de paradigma para o setor de Tecnologia de Alimentos “mostram que é possível trocar conhecimentos de diferentes formas, agir e pensar de maneira inovadora mediante novos cenários desafiadores.”

Programação
Toda a programação do Congresso poderá ser acessada no portal do evento, que transmitirá todas as palestras e minicursos. Os trabalhos aprovados terão seus resumos publicados nos anais do CBCP, em formato e-book, e as 15 melhores pesquisas serão publicadas no periódico científico Research, Society and Development, sem custos.

O Congresso On-Line Brasileiro de Tecnologia de Cereais e Panificação se divide nas seguintes áreas: avaliação da qualidade tecnológica/industrial de cereais e derivados; desenvolvimento de novos produtos; estudos com consumidores e avaliação sensorial; aspectos microbiológicos, químicos e bioquímicos; gestão da segurança de alimentos; segurança alimentar e nutricional. A participação no evento garantirá aos inscritos certificado de 20h; os minicursos, de 2h30.

João Vítor Bessa
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom