Programa lança guia de oficinas e oferece atividades virtuais

Publicada em 31/08/2020 - Fonte: ASCOM

O programa de extensão Centro de Referência da Cultura Popular: pensando o museu e seus territórios criou um guia de oficinas para apresentar detalhadamente as atividades realizadas pelo grupo no ano passado. Produzido pelos bolsistas do programa, sob a supervisão da professora Glória Maria Ferreira Ribeiro, do Departamento de Filosofia e Métodos, o material faz referência às oficinas realizadas no Fortim dos Emboabas, voltadas ao público infantil, com temas relativos à arte, cultura africana e preservação do patrimônio imaterial.

Neste período de pandemia, o grupo vem oferecendo oficinas artesanais e rodas de conversa virtuais, em seus canais do Facebook e do Instagram. “A ideia é trazer um pouco de leveza aos pais e professores, em sua lida cotidiana com as crianças nesse período de isolamento social”, destaca Glória.

Museu de território
O programa de extensão está em seu sétimo ano e tem como proposta implantar um museu de território que se expanda pelos diferentes lugares onde haja a presença da cultura popular, com destaque ao protagonismo afro-descendente. O grupo conta atualmente com 2 bolsistas, e mais 19 voluntários, que trabalham em parceria com a Escola Municipal Dr. Kleber Vasques Filgueiras (Museu de Vivências) e com a Escola Estadual Maria Tereza (Museu do Barro), além de manter diálogo com o bairro Alto das Mercês, por meio de um núcleo de estudos em cerâmica no espaço do Fortim, agora renomeado para Centro de Referência de Cultura Popular Max Justo Guedes. Para acompanhar as atividades do programa, acesse o blog do grupo.

Samara Santos
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom