Proad investe na compra de equipamentos de proteção à Covid-19

Publicada em 28/08/2020 - Fonte: ASCOM

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) conclui os 100 primeiros dias de gestão com a compra de equipamentos que serão importantes para garantir a segurança da comunidade acadêmica durante a pandemia da Covid-19. Até a segunda quinzena de setembro, devem chegar à UFSJ 500 dispensadores de álcool, 300 caixas (com 50 unidades cada) de máscaras, mil frascos (500 ml) de álcool em gel (70%), 200 frascos (cinco litros) de álcool em gel (70%) e mil litros de álcool etílico 70%.

O material será distribuído pela Proad em todos os campi, de acordo com as orientações do Protocolo de Biossegurança e Conduta para a Pandemia de Covid-19, elaborado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 na UFSJ.

Além disso, os insumos vão reforçar a produção de álcool em gel no Campus Centro-Oeste Dona Lindu, sendo ainda utilizados em projetos de combate à doença desenvolvidos na UFSJ. A aquisição dos EPI’s ocorreu por meio de adesão ao edital realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Outra ação desenvolvida foi a intensificação da limpeza e higienização das áreas com fluxo de pessoas nos campi, com foco em superfícies como corrimões, maçanetas, relógios de ponto, portarias, bebedouros. As equipes foram preparadas para a ação por meio do ciclo de treinamentos Desinfecção química, higienização, máscaras e demais medidas preventivas contra o novo coronavírus, ministrado pelo professor do curso de Farmácia, Frank Pereira de Andrade, em todos os campi da instituição.

Digitalização de processos, comunicação e acautelamento de equipamentos
A adoção do trabalho remoto levou a mudanças nos fluxos administrativos da UFSJ. A Proad já realiza a maior parte da movimentação de processos de forma digital, por meio da plataforma Sipac. “Era uma demanda que a gente tinha, sempre prorrogada, e que agora conseguimos implantar. Viramos a página da era do processo físico administrativo na UFSJ”, comenta a pró-reitora, Fernanda Márcia de Lucas Resende. Essa tramitação digital, ressalta Fernanda, é uma das exigências de órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU).

A medida também possibilitou uma comunicação mais ágil com os campi fora de São João del-Rei, por não precisar mais do uso do sistema de malote, promovendo ainda economia de recursos, com menos gastos com compra de papel, impressão e armazenamento de documentos.

O teletrabalho, porém, trouxe desafios: “Quando está todo mundo no mesmo ambiente, as coisas fluem mais rápido, pois o setor administrativo é muito interligado”, afirma Fernanda. Mas as dificuldades geraram também avanços na comunicação, com a adoção de programas de videoconferência que facilitaram o contato com as equipes dos campi Sete Lagoas, Centro-Oeste Dona Lindu e Alto Paraopeba.

Para garantir as condições adequadas para o trabalho dos servidores que passaram a desempenhar suas atividades em casa, a Proad liberou a retirada de equipamentos e mobiliário da UFSJ por meio de termo de acautelamento.

Nesses 100 dias, a Proad também focou o trabalho nos seguintes pontos:

*Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR), sob coordenação do Núcleo de Meio Ambiente: já recolheu aproximadamente 200 kg de resíduos biológicos e químicos dos campi Tancredo Neves (CTAN) e Dom Bosco (CDB). O trabalho continuará, com o recolhimento de materiais contaminantes e/ou perfurantes dos laboratórios de todos os campi, além de equipamentos nocivos ao meio ambiente, como lâmpadas.
*Desenvolvimento do projeto de acessibilidade do CTAN, e início dos estudos para reforma da Residência Universitária, localizada neste campus.
*Finalização do projeto da reforma da piscina do CTAN.

A Pró-Reitoria de Administração, além de diversificada quanto à lista de suas competências, é também uma unidade operacional, tanto no sentido de execução de ações práticas, quanto no de procedimentos relacionadas aos processos administrativos.