A primeira colação de grau virtual a gente não esquece

Publicada em 27/08/2020

Júlio, Alander, Cássio, Miguel, Paula Daniele, Sabrina, Henrique, Lívia, Matheus, Carolina, Matheus Augusto, Vinícius, Nayara, Larissa, Morganna, Brendo, Carlos Eduardo, Daniel, Bárbara, Leonan, Luma.

Vinte e um formandos, de 10 cursos de graduação, na segunda colação de grau remota da UFSJ. Porque a primeira foi exclusiva, para o Álvaro Vieira, da Engenharia Elétrica, no dia 10 deste mês, presidida pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Elisa Tuler. Ontem, dia 26, Elisa também compunha a mesa que outorgou o grau acadêmico à primeira turma da UFSJ que se graduou virtualmente.

A presidente da cerimônia foi a vice-reitora Rosy Ribeiro, acompanhada pelo diretor da Dicon, José Roberto Ribeiro, e os coordenadores dos cursos dos alunos que se graduavam na tarde da última quarta. Além de remota, foi uma colação multicampi, extraordinária, por ter sido realizada em situação diferente daquela normatizada pelo Conep ao longo do calendário acadêmico. Não menos solene, porém: o rito foi seguido, conduzido pela relações públicas da UFSJ, Darlyanne Caldas; havia cenários festivos em algumas salas, assim como houve formandos recebendo o grau em seus locais de trabalho, paramentados de acordo com as regras de segurança relativas à Covid-19; a ata foi assinada eletronicamente, por meio de sistema desenvolvido pelo NTInf; e os documentos oficiais serão enviados para o e-mail dos formandos.

A celebração para esta grande conquista pode vir quando a circulação for liberada nos campi da UFSJ. Não faltará ânimo nem empenho para, por exemplo, a produção fotográfica, adiada devido à pandemia, quando se puder ir à Dicon buscar os diplomas de graduação. Pois, como escreveu a poeta, “o que a memória ama fica eterno.” E os anos na Universidade são matéria de amor para a memória de cada um!