Proen: construindo coletivamente um novo presente

Publicada em 27/08/2020

Em um tempo no qual o distanciamento se tornou palavra de ordem, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) propôs, nos últimos 100 dias, reunir, ouvir e dialogar com a comunidade universitária, nas cidades em que a UFSJ atua. A pró-reitora Elisa Tuler de Albergaria, e o pró-reitor adjunto, Vicente de Paula Leão, transformaram o isolamento social em oportunidade de aproximação, mesmo que virtual, com os servidores de todos os setores, secretarias, assessorias, departamentos e coordenadorias, dos seis campi da universidade. “Foram muitos encontros on-line para que fosse possível o levantamento e a análise das demandas. Tivemos todo um esforço para rever as normas da instituição, num processo em que pudéssemos ouvir as pessoas e construir coletivamente as resoluções. Não daria para pensar uma única norma para toda a UFSJ”, afirma Vicente.

Uma das principais marcas dessa nova gestão tem sido o contínuo movimento para articulação e implementação do ensino remoto emergencial na UFSJ, diante do cenário da pandemia de Covid-19. Como explica Elisa, “muito tempo foi dedicado a debatermos como se mudam parâmetros, atendendo a todas as possibilidades. Para que esse processo fosse possível, criou-se, com o apoio da Proae, Proex, DCE e sindicatos, a Comissão de Análise das Atividades Acadêmicas Emergenciais UFSJ/Covid-19, com 26 representantes - já fizemos mais de 50 reuniões até agora.”

A primeira ação foi a construção de um formulário que intencionou o conhecimento das condições da comunidade acadêmica para lidar com a possibilidade de retomada das atividades didáticas, ainda que remotamente e de modo emergencial. O mapeamento avaliou o contexto de saúde e segurança dos segmentos que compõem a UFSJ, bem como o acesso à internet, a recursos digitais e ao uso das tecnologias da informação e comunicação.

Após a consolidação e análise dos dados pela Comissão, as diretrizes foram aprovadas na Congregação e enviadas para debate no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão que, depois de cinco reuniões, aprovou a Resolução 007, que trata da implementação do Ensino Remoto Emergencial na UFSJ durante a pandemia. “São diversas as frentes de trabalho nesse sentido, como as orientações aos coordenadores de curso para readequação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos à resolução, ao lado da capacitação de professores e técnicos”, esclarece a pró-reitora.

Para auxiliar a comunidade acadêmica nessa nova frente, foi criado o site http://ensinoremoto.ufsj.edu.br/, que será mantido como espaço permanente de formação e capacitação continuadas. Também está sendo pensado um núcleo de apoio ao docente, com a orientação de monitores das áreas de Comunicação e Computação, para gravação e edição de vídeos.

Desafios e expectativas

Digo: o real não está na saída nem na chegada:
ele se dispõe para a gente é no meio da travessia.
Guimarães Rosa

A Proen e Proen Adjunta têm trabalhado para diminuir a distância entre gestores e comunidade acadêmica, entendendo que a construção de soluções para as diferentes demandas da instituição depende do debate coletivo e do estreitamento de relações para a aproximação entre as pessoas. A seguir, análise detalhada dos pró-reitores a respeito dos desafios e expectativas decorrentes dessa linha de atuação:

ELISA: “O maior desafio é atravessar um momento em que você está se apropriando dos processos e já tem que mudar e se adaptar a um novo cenário, respeitando individualidades, com empatia e entendimento do que todos estamos passando. Ou seja, recriar soluções e propor algo diferente ao que já existe. O momento é de reconstrução, de quebra de paradigmas. Nós, docentes, temos que repensar tudo; os principais desafios, só vamos conhecer na prática. Na minha área (Computação), por exemplo, usar uma ferramenta para ajudar o aluno tem o seu benefício e algo de bom vai ficar, para além desse momento tão difícil. Mas ainda não estamos preparados, e teremos que nos adaptar.”

VICENTE: “A Universidade foi toda pensada para funcionar de forma presencial. Nosso primeiro desafio foi pensá-la de forma remota, de modo a garantir a segurança sanitária das pessoas, refazendo normas por meio dos diálogos possíveis. Um desafio é transformar nossa casa em escritório, porque tudo nela continua existindo como sempre existiu. A UFSJ terá que se preparar para um segundo momento, o da pós-pandemia, no qual vamos experimentar situações novas, que podem indicar mudanças positivas: a possibilidade de orientações remotas com orientandos, o melhor aproveitamento das tecnologias, a aproximação com os campi fora de sede. Diferente de outras gestões, nós, pró-reitores, não estamos liberados de dar aulas. Será um período de erros e acertos, baseado na tecnologia - não temos como garantir que tudo irá funcionar 100%.”

O futuro do presente
Outro grande estímulo à Proen é conseguir responder às dúvidas que vão surgindo no meio desses novos processos e debates. Essa “dinâmica acelerada” exige respostas que precisam ser buscadas no coletivo, o que vem sendo premissa da Pró-Reitoria. “A Universidade legitima sua existência quando se aproxima da sociedade, como escreveu Boaventura de Souza Santos”, lembra Vicente.

Nesse sentido, a Proen divulgou editais para seleção de supervisores e discentes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e para a escolha de preceptores e residentes do Programa de Residência Pedagógica. “São programas que ajudam a formar nossos alunos da licenciatura, para que eles possam entender esse momento sob a perspectiva de quem está vivendo essa realidade: os professores, os alunos, e suas famílias. Ao mesmo tempo, é importante para a escola, pois ajuda aqueles professores que têm mais dificuldade com a tecnologia”, avalia Elisa.

Mais uma ação em curso é o encaminhamento da proposta de reestruturação da Comissão de Heteroidentificação ao Conselho Universitário. A proposta é fruto de debates conjuntos, com o objetivo de ampliar as discussões sobre cotas e questões étnico-raciais, sobre políticas de assistência para garantia da permanência dos ingressantes, e conscientização da comunidade acadêmica frente aos dilemas sociais da população negra no Brasil. “Pretendemos empoderar essa Comissão, para que ela não atue simplesmente na aferição da declaração que os alunos apresentam para ter direito a cotas raciais, mas para promover outras políticas na instituição para o combate ao racismo”, reforça Vicente.

Setores e principais demandas em andamento
Comissão Permanente de Vestibular - Copeve
Coordenação e realização do Sisu 2020/2, todo remoto (matrícula e seleção)

Divisão de Biblioteca - Dibib
Escolha do acervo digital de biblioteca
Todos os PPCs cadastrados no sistema, para levantamento do acervo e do que precisa ser comprado
Edital para compra de livros físicos e e-books

Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico - Dicon
Realização de colação de grau remota
Cadastro de disciplinas
Execução dos processos acadêmicos do ensino remoto

Setor de Apoio Acadêmico - Seaca
Elaboração da acolhida a distância
Mostra de cursos de forma remota
Programa de bolsas e editais de monitoria
Edital Núcleo de Apoio ao Docente

Setor de Regulação e Legislação Educacional - Serle
Regulação e cadastro institucional e dos cursos de graduação da UFSJ junto ao MEC, para obtenção e regularidade dos respectivos atos autorizativos
Interlocução institucional junto às secretarias do MEC e ao Inep, no que tange aos processos avaliativos vinculados ao Sinaes
Apoio institucional aos procedimentos de avaliação in loco e do Enade
Orientação à comunidade universitária nas questões relativas à legislação educacional em geral e ao Censo da Educação Superior

Setor de Estágios - Sesta
Dia a dia de estágios de forma remota

Setor de Tecnologia Informacional e Educacional - Setec
Treinamento aos docentes
Apoio às ferramentas de webconferência
Gestão dos laboratórios de Informática

Comissão de Integração para Políticas de Formação de Professores da Educação Básica da UFSJ - Ciprof
Articulação entre os cursos de formação de professores da Educação Básica da UFSJ e os sistemas de ensino da região de abrangência da Universidade