Pplan garante orçamento para manutenção das atividades da UFSJ

Publicada em 25/08/2020

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Pplan) completa 100 dias de muito trabalho e sucesso nas ações efetivadas. Durante o período, atuou para promover o bom andamento do orçamento da UFSJ, dentro de um contexto no qual a instituição não recebeu nenhum reajuste no montante de recursos e teve que redefinir prioridades e novas estratégias, devido à pandemia.

À frente da equipe, o pró-reitor Renato da Silva Vieira explica que os esforços estão focados em viabilizar o funcionamento da Universidade. “A Pplan está atenta às pessoas e em como contribuir com os setores da UFSJ para manter as atividades da instituição, além de garantir os auxílios que vêm permitindo aos alunos darem continuidade aos estudos. Para isso, estamos de portas abertas para ajudar na resolução de problemas.”

Planejamento constante
O principal desafio superado pela equipe da Pplan foi elaborar o planejamento orçamentário de 2020, diante dos imprevistos e novas demandas trazidas pela pandemia. Esse contexto exigiu o desenvolvimento de ações não incluídas no planejamento estratégico da UFSJ, que impactaram em despesas não previstas, as quais são tratadas, semanalmente, em reuniões com a Reitoria.

Renato Vieira pontua que a gestão anterior entregou a Universidade numa situação de conforto orçamentário significativo, mas um contingenciamento de 40% de recursos, no início do ano, trouxe preocupação quanto à manutenção de atividades e contratos. Ao final do primeiro semestre, houve o desbloqueio desse montante, o que assegurou a manutenção do funcionamento da UFSJ. Uma das iniciativas financiadas por essa liberação de verbas foi o Auxílio Inclusão Digital, lançado neste mês.

O pró-reitor alerta ainda para o corte de 18,46% no orçamento anunciado para 2021, e já prevê novos desafios. Qualquer redução dos recursos da UFSJ pode prejudicar a continuidade de iniciativas já implementadas, como, por exemplo, os investimentos direcionados à assistência estudantil, que aumentaram durante a pandemia. “Neste cenário, a UFSJ tem um compromisso social com estudantes e servidores, trabalhando para evitar demissões de terceirizados e para manter o pagamento de bolsas aos discentes, buscando não inviabilizar a vida universitária.”

Em dia com o Governo Federal
O cadastro de toda a estrutura da UFSJ no Sistema de Organização e Inovação do Governo Federal (Siorg) foi destacada como uma ação executada com excelência. Muito estudo e dedicação foram necessários para encaminhar os dados solicitados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, cumprindo o prazo estabelecido. Na avaliação de Renato Vieira, “graças a um trabalho intenso dos profissionais envolvidos, foi possível concluirmos a atividade.”

Novas parcerias
O Setor de Convênios e Apoio a Projetos (Secap) vem recebendo atenção especial da nova gestão. A equipe realiza a revisão das normas que regem a celebração dessas parcerias, com o intuito de imprimir mais celeridade aos processos.

De acordo com Renato Vieira, os estudos promovidos, em conjunto com a Procuradoria Jurídica, pretendem modificar resoluções que serão apreciadas pelos Conselhos Superiores, visando trazer mais harmonia e rapidez ao trâmite de tais propostas. “Temos a consciência de que o aperto orçamentário será permanente, e entendemos os convênios como uma alternativa para o desenvolvimento de ações que retornem recursos para a UFSJ.”

Projetos da gestão
Entre as metas estabelecidas pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento para este exercício, está a transformação do orçamento da UFSJ numa ação participativa, permitindo acesso às informações a toda comunidade acadêmica, para transparência no direcionamento dos recursos investidos pela instituição. Outro foco está voltado à realização de todo o controle orçamentário por meio de sistemas digitalizados, em substituição às planilhas atuais, visando agilizar e facilitar a consulta e o monitoramento de dados.