Intermidialidade é tema de dossiê

Publicada em 25/08/2020

A professora Miriam de Paiva Vieira, do Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac) da UFSJ, foi uma das organizadoras, ao lado da professora Márcia Arbex (UFMG), da 19ª edição da Revista Vis, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília.

O dossiê Imagens legíveis, textos visíveis traz artigos de outros pesquisadores do Grupo Intermídia – Núcleo de Estudos sobre a Intermidialidade – e do Intermidialidade: literaturas, artes e mídia, grupo de trabalho da Anpoll, a Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Para ter acesso ao dossiê, confira este link.

A Vis 19 explora a relação entre a escrita e a imagem, o diálogo entre a literatura e as artes, e as produções artísticas marcadas pelo encontro de linguagens. São ao todo 12 artigos inéditos, que trabalham o tema do ponto de vista teórico-metodológico e por meio de estudos de caso.

O dossiê traz ainda uma entrevista com o professor emérito da Indiana University (EUA), Claus Clüver. O pesquisador é referência na área de intermidialidades e conta na entrevista sobre sua trajetória e o panorama atual de suas investigações acerca das relações entre artes e mídias.

Acompanhe o trabalho do Intermídia no Instagram, Facebook e Twitter. Para ler as edições anteriores da revista Vis, acesse o site do periódico.