"Não dá pra perder tempo fazendo o que não gosta. Eu amo a Economia!"

Publicada em 17/08/2020 - Fonte: ASCOM

A história de Daniela Almeida Raposo Torres na UFSJ começa em 2010. Na bagagem, a experiência de quem era professora de Economia numa instituição particular, em Sete Lagoas. Na época, afastou-se para tratar o câncer de mama, que ficaria adormecido por alguns anos.

Chegou plena ao curso de Ciências Econômicas da UFSJ, pronta para dar aulas, e já quis fazer parte do colegiado. Daniela não é de se dedicar pela metade. Os primeiros desafios: renovação do corpo docente e elaboração do novo projeto pedagógico. Candidatou-se para coordenadora, em eleição que teve a participação da maioria dos alunos e professores, como ela lembra. Venceu!

Assumiu a coordenação em 2011, quando não havia uma boa estrutura, organização. Junto com a secretária Luciene Zanetti e os vices que se seguiram, professores Glauco Manuel e Norberto Vieira, passaram por um fértil período em que se destacaram discentes sendo premiados, fortalecimento da Semana da Economia e da avaliação no Guia do Estudante. O curso abriu a oferta para turno integral, aumentando o número de vagas.

No meio de conquistas, também as perdas: o professor Ives Bento nos deixou em 2014. E novos obstáculos: em 2016, durante palestra na Semana de Economia, Daniela não conseguia falar e respirar bem ao mesmo tempo. O cansaço era extraordinário. Ligou para seu médico, fez exames. “Tive derrame pleural, era uma metástase pulmonar”, explica.

Afastou-se em parte de 2016 e 2017, mas retornou em 2018, em tratamento. “Fiquei imensamente feliz com a aprovação do Mestrado, porém não tive como dar aula”.

Em 2019, durante viagem, teve dores na perna. Quando voltou, os exames apontaram metástase óssea. “Naquele momento, estava com muitas limitações e decidi me aposentar”, lamenta, acrescentando como motivos, também, o atual momento que o Brasil está passando (“as pessoas atacando umas às outras”) e a reforma da previdência.

Daniela fica feliz quando recebe homenagens, mas queria ter feito mais. “Sou economista por amor, nada me trouxe mais alegria que ser economista, professora da UFSJ, coordenadora. A vida não dá pra perder tempo fazendo coisa que não quer”.

A professora, agora aposentada, tenta passar esse sentimento pros alunos, muitos deles ainda jovens e indecisos. Para todos nós, Daniela passa, ainda, uma bela lição de vida.

Acesse nosso Facebook e Instagram para conferir a série "Economistas da UFSJ" completa. Leia também entrevista com a professora Daniela Raposo Torres para o site da UFSJ, na campanha “Outubro Rosa” de 2018.