Museu Regional de São João del-Rei realiza segunda live pré-simpósio

Publicada em 11/08/2020

O Museu Regional vai transmitir a sua segunda live na próxima quarta-feira, 12, às 15h, em sua página no Facebook. Ao todo, a instituição propôs a realização de quatro transmissões. Todas elas têm como objetivo promover o debate acerca de temas relacionados à formação da instituição, suas ações e seu acervo. Nesta segunda apresentação, o assunto abordado será Museu Regional: educação e identidade, com a palestrante Ana Maria Nogueira, responsável do Setor Educativo do Museu Regional. A mediação será realizada pela diretora da instituição, Eliane Zanatta.

Com essas transmissões, o Museu Regional pretende apresentar ao público características e curiosidades a respeito da instituição, convidando pessoas que estão diretamente ligadas ao cotidiano e à história do Museu. Os eventos on-line são uma forma de manter contato com o público mesmo durante o período de isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus.

A série de quatro transmissões quinzenais, iniciada em 29 de julho, é uma antecipação à 14ª Primavera de Museus, que esse ano será marcada pelo I Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei, que terá como tema Reflexões acerca da identidade e identificação do Museu. Agendado para o período de 21 a 25 de setembro, o Simpósio vai distribuir certificados aos participantes. Para saber mais, acesse este site.

Primavera de Museus
Realizada tradicionalmente durante o mês de setembro, a Primavera de Museus é uma iniciativa desenvolvida pelo Ibram realizada desde 2007. O projeto possui tema específico para cada edição, e tem como objetivo divulgar e promover as ações desenvolvidas por museus de todas as regiões do Brasil. Para 2020, o tema escolhido para a 14ª Primavera de Museus foi Mundo digital: museus em transformação.

Museu Regional de São João del-Rei
Aberto ao público em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei fica em um casarão datado de meados do século XIX. A construção do imóvel partiu do desejo do Comendador João Antônio da Silva Mourão, poderoso comerciante são-joanense, em possuir um espaço para abrigar sua residência e também um comércio de secos e molhados. O sobrado passou pelas mãos de duas famílias, até ser vendido para uma empreiteira. Foi parcialmente demolido, desapropriado e restaurado. Das ruínas, veio a se tornar o Museu que hoje conta com um diversificado acervo arquivístico, bibliográfico e museológico, datado entre o final do século XVIII e início do século XX, em sua maioria originária de Minas Gerais. A maior parte da coleção é composta por obras de arte sacra, utensílios e mobiliários domésticos, imaginária, documentos e uma biblioteca especializada em Arte, História e Arquitetura.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Museu Regional de São João del-Rei