"Brincar com a gente é o que gosto nele"

Publicada em 09/08/2020 - Fonte: ASCOM

Eles são corinthianos. O alinhamento do Caio ao time do pai dá bem a medida da paixão palpável entre eles pois, mesmo sendo cidadãos de Minas desde 2006, quando Marcelo chegou à UFSJ para dar aulas no curso de Educação Física, insistem em continuar torcendo para o alvinegro paulista!

Aos 10 anos, Caio já está tão alto quanto o pai. Quando conversamos, ele foi rápido em dizer o que mais gostava nele: “meu pai brinca com a gente.” O que o deixa particularmente feliz, porque adora andar de bicicleta e passear com seu pai, que “é muito legal.” E eles passeiam, porque Ângela tem família no sul do Estado e Marcelo, em São Paulo, onde iam regularmente nos períodos de férias, quando a pandemia ainda permitia deslocamentos...

Estar com os primos é outro deleite para o Caio. Passam as tardes jogando bola, ou brincando enquanto podem no Parque Ceret - Centro Esportivo, Recreativo e Educativo dos Trabalhadores, no Tatuapé - que, fico sabendo, tem a maior piscina pública da América Latina! 100 X 50 metros, informa a internet. Soube, ainda, que pai e filho já foram juntos ao Itaquerão ver o Timão jogar - lembrança que refulge nas memórias do Caio.

Tudo combinando perfeitamente com o fato de ser filho de professor da licenciatura em Educação Física, que não só pratica exercícios físicos com a necessária disciplina, mas também os recomenda a todas e a todos para a preservação da saúde. Horário de dormir é outra regra da casa que às vezes chateia um pouquinho, assim como a cobrança em relação às tarefas da escola, “efeito colateral” comum em casa de professores. “Mas a mamãe é a mais brava”, Caio entrega.

Caio também fica bravo quando Marcelo “esquece de comprar as balas que amo”, já que entra na questão, além do combinado de manterem uma alimentação saudável, a força das recomendações do dentista. Mas o perdoa sem maiores dificuldades, compreendendo, daquele jeito secreto dos filhos, a exatidão e a dignidade do devotado amor daquele pai que foi totalmente transformado pela experiência radical da paternidade: “O Caio é meu tesouro”, não se cansa de dizer.


Série Pais da UFSJ
Personagens do dia
Marcelo Pereira de Andrade, professor e atual reitor da UFSJ
Ângela Paiva, professora de Ciências e Matemática
Pais do Caio, 10 anos