Uma segunda chance, menos noites de sono e mais sorrisos

Publicada em 06/08/2020

Reginaldo José da Silva é daqueles que queria muito ser pai. Em janeiro do ano passado, ele e sua esposa, Claudinea, viajaram para a Argentina, roteiro clássico para dias românticos. Voltaram certos de que o destino lhes reservaria um filho, mas um aborto espontâneo adiou os planos.

Em agosto, receberam a boa notícia de que esperavam novamente uma criança, e em maio deste ano nasceu a Bárbara. Reginaldo, que enfrenta baixa visão devido à retinose pigmentar, tinha um desafio a mais: como dar banho sem correr o risco de machucar a bebê? Para garantir, esperou passar o primeiro mês, tão frágil que são as crianças nessa idade, mas agora já entrou nessa rotina.

O que mudou após a paternidade? "No começo perde umas noites de sono", comenta Reginaldo, sem demonstrar, entretanto, que a insônia seja maior do que as recompensas por ser pai. "É muito bom ver o sorrisinho que ela tá dando agora". Reginaldo e Claudinea estão tentando controlar melhor os horários da mocinha dormir, se bem que bebês não costumam seguir regras.

Não bastassem os desafios inerentes à paternidade, Bárbara chegou ao mundo em plena pandemia de Covid-19. Os cuidados com a saúde são plenos, e o home office, de alguma forma, ajuda o servidor a estar mais próximo da filha. "Por enquanto está dando para conciliar".

O que esperar do futuro? "Aumenta a responsabilidade, porque ninguém sabe o que vai acontecer", diz. Para driblar as incertezas, buscam "ensinar o básico pra ela correr atrás, para que ela tenha saúde, estude, siga o caminho dela e tenha muito sucesso, tanto profissional, quanto emocional, espiritual".

Para o papai Reginaldo, a experiência que mudou sua vida é muito gratificante. "Que venha mais um! Ou até dois, porque tenho irmão gêmeo".

Personagens do dia:
Reginaldo José da Silva, pai e assistente em Administração do Setor de Atendimento do Campus Santo Antônio/Dicon UFSJ
Claudinea, mãe e professora da Escola Estadual Garcia de Lima, em São João del-Rei
Bárbara, filha, 3 meses