Ômega Júnior celebra 15 anos de história

Publicada em 21/07/2020 - Fonte: ASCOM

Na condição de uma das mais antigas empresas júnior da UFSJ, a Ômega, dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, comemorou, mês passado, seu 15º aniversário.

Sob gestão da presidente Gabriella Neves e coordenação do professor Wilson Trigueiro, do Departamento de Mecânica, oferece serviços de estratégia, otimização, gestão financeira, projetos mecânicos, regulamentação e projeto de cargas térmicas. A finalidade da Ômega Júnor é impactar o mercado de São João del-Rei e região por meio das soluções prestadas, desenvolvendo líderes que atuem como agentes da transformação do país através do empreendedorismo.

O grupo continua funcionando remotamente durante o período de isolamento. Somente em maio, contabilizou cerca de R$ 20 mil a partir de projetos contratados, valor que será reinvestido na formação de seus integrantes, de acordo com a política das empresas juniores. Como forma de colaborar com a comunidade local durante a pandemia, a Ômega Júnior executou gratuitamente mais de uma dezena de análises SWOT - técnica de planejamento estratégico utilizada identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, na sigla em inglês - para companhias da região, ajudando-as a definir estratégias para alavancar seus negócios.

Histórico
Fundada em 2005 pelo estudante Carlos Magno de Oliveira Cordeiro, do curso de Engenharia Mecânica, a Ômega surgiu com a proposta de levar a experiência do mercado de trabalho aos estudantes e impactar o mercado local. Com 134 projetos entregues e 67 clientes ao longo de sua trajetória, a empresa acumulou cerca de R$ 180 mil em dividendos, que foram reinvestidos na formação de seu corpo técnico e gestor. Ao longo de sua trajetória, um dos projetos mais marcantes data de 2013: o desenvolvimento de um monociclo adaptado para a participação do ex-atleta Luiz Guimarães, portador de encefalite, na competição XTerra Estrada Real, na serra de Tiradentes.

Movimento
O Movimento Empresa Júnior surgiu no Brasil em 1987 e conta atualmente com mais de mil empresas em todo o país, concentrando mais de 20 mil jovens comprometidos a transformar o destino do país a partir do empreendedorismo. Nesse período, foram mais de R$ 16 milhões faturados, reinvestidos na Educação e em mais de 11 mil projetos.

Acompanhe a Ômega Júnior em seus canais: site e Instagram

Samara Santos