Alunos da Ciência da Computação têm trabalhos premiados

Publicada em 17/07/2020

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) seleciona, todos os anos, os 10 melhores trabalhos de pesquisa de graduação do Brasil. Em 2020, três dos escolhidos são de alunos do curso de Ciência da Computação da UFSJ.

Os trabalhos premiados são dos alunos Luiz Felipe Chaves, Welton Augusto Santos Rodrigues e Júlio César Resende, orientados pelos professores Leonardo Rocha e Elverton Fazzion. São eles:

Título: Explorando o nível de atividade do usuário para melhorar a precisão dos sistemas de recomendação de pontos de interesse
Aluno: Luiz Felipe Chaves
Orientador: Leonardo Rocha
Coorientador: Nícollas Silva
De acordo com Luiz Felipe, a pesquisa desenvolve estratégia que melhora de maneira significativa os sistemas de recomendação gerais para a recomendação de lugares, como restaurantes, bares, teatros. “Embora simples, nosso método convergiu para bons resultados, melhorando a precisão da maioria dos sistemas de recomendação atuais. Esses ganhos podem influenciar cada vez mais na satisfação dos usuários com a aplicação utilizada”, explica.

Título: Uma metodologia para agrupamento e extração de informações de URLs de phishing
Aluno: Welton Augusto Santos Rodrigues
Orientador: Elverton Carvalho Fazzion
Coorientador: Osvaldo Luis Fonseca
O trabalho envolve o estudo e a criação de técnicas que facilitam a análise de uma grande quantidade de páginas Web fraudulentas na internet, em um projeto desenvolvido em parceria com a UFMG e o CERT.br, grupo responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que envolvem redes conectadas à internet no Brasil. Essas páginas fraudulentas, também conhecidas como páginas de phishing, visam ludibriar a vítima por meio de técnicas de Engenharia Social, de forma a obter dados pessoais, explicam os autores. Atualmente, Welton está finalizando o sistema oficial para o CERT.br, para que possa ser utilizado no dia a dia, no combate a páginas fraudulentas, de forma a proteger os usuários de prejuízos financeiros. O orientador, professor Elverton, conta que “foi com bastante satisfação que recebemos a notícia de que o trabalho do Welton foi selecionado entre os 10 melhores trabalhos no principal concurso de iniciação científica na área da Computação.” O professor destaca, ainda, a dedicação e esforço do aluno nessa conquista.

Título: Uma avaliação de estratégias de detecção de conteúdo de baixa qualidade: quais atributos ainda são relevantes?
Aluno: Júlio César Resende
Orientador: Leonardo Rocha
Coorientador: Igor Morais.
Esse trabalho é focado na detecção de conteúdo de baixa qualidade no ambiente do Twitter. Nesse contexto, conteúdo de baixa qualidade é tudo aquilo que atrapalha a experiência do usuário ao navegar pela plataforma como, por exemplo, publicações com links maliciosos, fake news e spams. Na opinião do aluno, “essa premiação reafirma o compromisso dos docentes do DCOMP da UFSJ em promover um curso de excelência.”

Todos os três trabalhos, que recebem menção honrosa, serão publicados na Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação (REIC) e nos anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). De acordo com o professor Leonardo Rocha, “a UFSJ tem se mostrado protagonista nesse concurso de iniciação científica da SBC, tendo 18 trabalhos premiados desde 2012.”

O concurso
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da Informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em Computação no Brasil, e contribuir para a formação do profissional com responsabilidade social.

O Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC) é um evento anual, que ocorre durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). O CTIC tem como objetivo incentivar alunos de todos os cursos de graduação da área de Computação a produzirem textos científicos originais sobre trabalhos realizados por eles, em temas relacionados à área.

Este ano, em sua 40ª edição, o CSBC, com o tema Artificialmente Humano ou Humanamente Artificial? Desafios para a Sociedade 5.0, acontecerá virtualmente em novembro.