PROGP debate mudança organizacional

Publicada em 14/07/2020

Em tempo de grave crise sanitária mundial de saúde pública, causada pela pandemia da Covid-19, surgem novos desafios para os mais diversos setores da sociedade: Ciência, Educação, Cultura, Economia, Política, com destaque para as relações sociais. Subitamente afetadas pelo distanciamento social, as relações familiares, de lazer, religiosas, educacionais e trabalhistas sofreram impactos significativos no que definia sua própria essência.

Nesse contexto, é preciso se reinventar: encontrar novas formas de se relacionar, novos modos de trabalhar, e de se estar inserido no serviço público. A vida pessoal, profissional e social demanda continuidade, apoiando-se nas tecnologias virtuais de mediação, mesmo que com algumas limitações.

O trabalho remoto se apresenta como alternativa para conter a disseminação do novo coronavírus. No entanto, essa nova realidade traz inúmeros desafios, que demandam mudanças organizacionais e operacionais na gestão das atividades administrativas.

Pensando em contribuir para essa nova organização do trabalho, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) vem realizando debates especializados com membros de sua equipe. O primeiro gerou em torno do tema Mudança Organizacional – conceitos principais e relação com o trabalho remoto, mediado pelo psicólogo da UFSJ, Ráfel Diosinay Maciel de Araújo Ribeiro, em vídeo. “Nossa ideia, dada sua relevância para o momento atual, é apresentar esse material para todos os servidores da Universidade”, destaca a pró-reitora Conceição Santos.