Laboratório de Arte Pública da UFSJ tem novo site

Publicada em 14/07/2020 - Fonte: ASCOM

O site LAP!Digital está no ar, tornando acessíveis diversos conteúdos artísticos produzidos em São João del-Rei. Lançado em 24 de junho, o portal disponibiliza minicursos e oficinas on-line, ligados à transdisciplinaridade e às artes. A iniciativa é um dos projetos aprovados no Programa Institucional de Enfrentamento à Pandemia da UFSJ.

O portal é mais um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Arte Pública (por isso LAP!) desde que a Universidade suspendeu suas atividades acadêmicas, no mês de março. Entre encontros semanais e a construção do site, surgiram as séries de cursos Desenho de flores, Troca-troca autoral (voltada para a Música), Ressignificação das palavras e Planejamento e gestão do Kaos.

Desde que o distanciamento social se impôs como uma necessidade para controlar o avanço da Covid-19, todas as atividades voltaram-se para meio digital. Agora, o LAP!Digital será uma ferramenta para divulgação das produções e desenvolvimento de uma rede de contatos entre artistas e público.

O técnico da UFSJ e coordenador responsável pelo Laboratório, Aluízio Sergio, considera um desafio manter a constância das publicações em meio a tantas incertezas que pairam sobre o contexto atual. “Estamos aprendendo a lidar com o meio digital; como digerir uma pandemia global e gerir conteúdos semanais para isso”, pontua. Ele reforça que o projeto segue adiante, aprimorando a experiência adquirida de iniciativas anteriores, como o Fórum de Artes das Vertentes e o OKUPA!

Com o site em funcionamento, estão abertas as inscrições para cada uma das atividades propostas pelo projeto. Cada série possui sua especialidade e metodologias próprias, não necessariamente em formato de aulas tradicionais - algumas delas utilizam livros digitais, videoaulas e chamadas de vídeo. O que todas têm em comum é a frequência de postagens em formato audiovisual. As inscrições de atividades são abertas ao público e não há limite de vagas.

A equipe do LAP! também conta com a colaboração de Laura Marques, Pedro Lago, João Lara, André Tallens e Matteo Recinella.

A arte e seus refrescos
Nos últimos meses, as pessoas têm desenvolvido novas ferramentas para apresentar e divulgar trabalhos artísticos, como as apresentações e entrevistas transmitidas pelas redes sociais ou outros meios. O LAP! busca explorar esse formato no contexto local. “De certa maneira, a pandemia e o isolamento fizeram muitos de nós apreciar mais a arte e dar mais atenção aos nossos talentos artísticos e criativos”, destaca Aluízio.

Nessas circunstâncias, o benefício adquirido do contato com as Artes não está apenas em apreciar - assistir, ver ou ouvir -, mas também na prática artística. O coordenador do LAP! aconselha: “O fazer artístico é muito versátil e lúdico e pode ajudar as pessoas a lidarem com esse distanciamento e a introspecção causada por ele.”

Para Aluízio, a Arte serve como ferramenta para cada um perceber como a experiência de testemunhar uma pandemia afeta seu corpo e sua mente, refletindo também uma forma de lidar com as relações interpessoais. “Pode ser tanto um espelho para entender como estamos, quanto uma projeção para criar possibilidades de como gostaríamos de estar”, conclui.

A história do projeto
Em atividade desde 2018, o Laboratório de Arte Pública surgiu da iniciativa de estudantes que buscavam criar ferramentas para ampliar a visibilidade de trabalhos artísticos ou criativos e, consequentemente, o acesso às artes e ao entretenimento. Atualmente, conta com 13 pessoas, que se ocupam tanto da manutenção do site quanto da elaboração, produção e divulgação de seu conteúdo.

Desde o ano passado, a galeria de arte e o ateliê coletivos são organizados pela equipe na sala 1.67 do Campus Dom Bosco. Em agosto de 2019, o LAP! promoveu a primeira edição do Fórum de Arte Urbana das Vertentes, que trouxe exposições coletivas, oficinas, apresentações e debates, prestigiados por estudantes, técnicos, docentes, artistas e visitantes.

O LAP! conta com o apoio institucional das pró-reitorias de Assistência Estudantil e de Extensão e Assuntos Comunitários. Nas redes sociais, o projeto está ativo no Instagram e no Facebook. Há um canal aberto para dúvidas e sugestões, pelo e-mail labartepublica@gmail.com.

João Victor Bessa
Estudante de Jornalismo, estagia na Ascom