Professor da UFSJ é convidado de programa sobre iluminação cênica

Publicada em 14/07/2020

O professor do Departamento de Artes da Cena da UFSJ, Berilo Nosella, fará duas participações no programa Lighting Studio, realizado pela SP Escola de Teatro, de São Paulo. As entrevistas on-line acontecerão dias 15 de julho e 23 de setembro. O Lighting Studio é idealizado e coordenado pelos professores Chico Turbani e Guilherme Bonfanti e realiza entrevistas ao vivo com profissionais da área de iluminação cênica, os light designers.

Na UFSJ desde 2015, Berilo é professor e pesquisador nos cursos de graduação em Teatro e no mestrado em Artes Cênicas, além de coordenador do Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena. Atualmente, coordena também o projeto de pesquisa Iluminação cênica e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação entre o real e o ficcional, financiado pelo CNPq e pela Fapemig.

Lighting Studio
A primeira participação de Berilo será nesta quarta-feira, 15/07, às 15h, na quarta temporada do programa, que propõe abordar a atuação e trajetória de profissionais de diferentes campos de atuação. “Pretendo falar e refletir um pouco sobre meu trabalho como professor e pesquisador acadêmico na área”, afirma.

Já a segunda participação, dia 23 de setembro, será no último bloco do Lighting Studio, que se caracterizará como o IV Seminário de Iluminação do Teatro da Vertigem, no qual quatro pesquisadores analisarão, a partir do conjunto das temporadas de entrevistas, os processos criativos, as metodologias de trabalho e o campo da pesquisa em iluminação no Brasil. Neste último bloco, além de Berilo (UFSJ), serão entrevistados os pesquisadores Cecilia Almeida Salles (PUC-SP), André Carreira (Udesc-SP) e Marília Velardi.

As entrevistas do Lighting Studio vão ao ar ao vivo pelos seguintes canais: Youtube PodcastSpotifyGoogle Podcasts e Apple Podcasts.  

As mesmas permanecerão disponíveis posteriormente no YouTube.