<i>Festival Escuta aqui!</i> abre espaço para novos compositores

Publicada em 14/07/2020

Até 31 de julho, compositores e estudantes brasileiros, que ainda não completaram a graduação em Composição ou Criação Musical, poderão se inscrever na primeira edição do Festival Escuta aqui!, evento on-line, que acontecerá nos meses de setembro e novembro deste ano. O edital já está publicado na internet e estipula que serão aceitos trabalhos inéditos em duas categorias: composições para flauta-solo e peças para duo violino-percussão (ou subconjuntos dessa formação).

De acordo com o edital, serão selecionados 10 compositores para participar das duas primeiras atividades do Festival. Eles serão distribuídos em dois grupos. O primeiro terá oficinas, em setembro, com os compositores João Pedro Oliveira e Harry Crowl, enquanto o segundo, em novembro, terá atividades com Roberto Victorio e Diogo Novo Carvalho. Os compositores organizadores do Escuta aqui! são Levy Oliveira e Rafael Godoi, que são doutorandos da Escola de Música da UFMG.

UFSJ
Já os docentes do Departamento de Música da UFSJ, Sofia Leandro (violino) e Bruno Santos (percussão), ao lado do flautista são-joanense Rodrigo Frade, compõem o grupo de músicos residentes do Festival Escuta aqui!: são artistas convidados com a finalidade de executar as partituras selecionadas.

Segundo a professora Sofia Leandro, o objetivo maior do evento é possibilitar a oportunidade de jovens compositores em formação terem suas obras tocadas e divulgadas em meios digitais, além de proporcionar a tutoria de compositores experientes. “Normalmente, não se toca a música dos novos compositores e o festival, que é realizado sem verbas, e é totalmente gratuito, quer abrir espaço de divulgação desses compositores e suas obras.”

O edital pode ser consultado neste link. Outras informações estão nas páginas do evento, nas redes Facebook e Instagram.