Medidas de segurança: ninguém ficará exposto!

Publicada em 03/07/2020

Dando sequência ao planejamento de ações institucionais para o combate à Covid-19, o Comitê de Enfrentamento vem coordenando ações de biossegurança nos campi da UFSJ, o que se faz necessário para o planejamento do uso eventual do espaço físico para atividades administrativas e letivas, quando estas puderem ser retomadas presencialmente.

Outras atividades caminham, como a elaboração de uma cartilha, com dicas de prevenção ao novo coronavírus; de vídeos educacionais sobre os cuidados básicos de higienização e orientações sobre o preparo de alimentos que garantam a saúde da comunidade interna e externa; e também de vídeos com exercícios físicos, a ser lançados duas vezes por semana, propostos pelo estudante Fabrício dos Anjos, do curso de Educação Física, representante do DCE no Comitê.

A professora Rosy Ribeiro, vice-reitora da UFSJ e presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, destaca, ainda, a publicação de boletim epidemiológico nos canais da Universidade, com atualização diária e semanal dos dados divulgados pelas secretarias de Saúde das cidades onde a UFSJ está presente. O Comitê estuda também os pontos em que serão afixados frascos de álcool gel para uso coletivo, em todos os campi, produção disponibilizada pelo projeto do CCO coordenado pelo professor Renê do Couto. Teve início, igualmente, campanha de esclarecimento para os servidores terceirizados sobre a pandemia, especialmente em relação a cuidados pessoais nos locais de trabalho.