Pesquisa relaciona atividade física e transtornos psicológicos na pandemia

Publicada em 03/06/2020

O Departamento de Ciências da Educação Física e Saúde da UFSJ (DCEFS) está desenvolvendo o projeto Covid-19 - atividade física, autoestima e depressão, que pretende analisar os efeitos do isolamento social na alteração da prática de atividades físicas, com possível influência em transtornos psicológicos. Os dados do estudo estão sendo coletados por meio de formulário on-line, que pode ser preenchido por maiores de 16 anos.

A iniciativa foi idealizada pelos professores Alessandro de Oliveira e Álvaro César de Oliveira Penoni. De acordo com Alessandro, o confinamento em determinado espaço leva ao aumento da prevalência de distúrbios psicológicos. ‘‘Queremos analisar se a prática da atividade física em confinamento, ou a diminuição dessas atividades, pode influenciar de forma positiva, negativa, ou nula nesses processos.’’

O questionário estará disponível até o fim de junho. Os dados obtidos serão utilizados para traçar intervenções que possam diminuir o impacto futuro na população, e também para a elaboração de artigos científicos em revistas internacionais. ‘‘A participação de todos é relevante, para que possamos compreender essa fase da nossa história. É importante termos em mente que a Ciência está sempre ao lado da humanidade’’, avalia Alessandro.

Bem-estar físico e mental
Para além da parte física, a prática regular de exercícios é grande aliada nos cuidados com a saúde mental, ajudando a aliviar a ansiedade e o estresse. Com o isolamento social, é necessário buscar maneiras de se exercitar, para combater o sedentarismo e melhorar a imunidade.

Alessandro de Oliveira reitera que o momento atual de isolamento é passageiro, e recomenda que as pessoas procurem realizar atividades dentro de suas casas. E, principalmente, busquem manter uma alimentação saudável e rica em verduras, legumes e alimentos de base integral,aliada à prática da meditação.