CARTA À COMUNIDADE

Publicada em 31/05/2020

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (CONEP/UFSJ) realizou no dia 27 de maio de 2020 uma reunião de trabalho, pois ainda serão realizadas eleições para recomposição do seu número de membros, para analisar a situação das atividades acadêmicas frente à pandemia da Covid-19, portanto sem caráter deliberativo. A reunião aconteceu por videoconferência, de forma a garantir a segurança de todos os seus participantes. Além dos membros do Conselho, participaram também representantes do Diretório Central dos Estudantes e do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de São João del-Rei (SINDS-UFSJ), além da Pró-Reitora de Ensino de Graduação e o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação.

Os participantes expuseram seus pontos e as questões apresentadas por alguns dos seus pares. O debate realizado deixou claro que faz-se necessário que a UFSJ leve uma mensagem clara sua comunidade, em que todos: discentes, técnicos administrativos e docentes são relevantes e deverão ser ouvidos, numa discussão democrática sobre quais serão os passos que a Universidade dará tanto durante, quanto após esse momento de Pandemia. Toda e qualquer ação a ser tomada por nossa instituição deverá ser pautada na ciência, na realidade na qual se encontra cada um dos membros da nossa comunidade e no bem comum. A UFSJ conta com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para dar subsídios sobre a pandemia. É necessário destacar que a comunidade universitária continua, em modelo de teletrabalho, desenvolvendo diversas atividades administrativas, bem como pesquisa e extensão.

As atividades de ensino, sem dúvida as mais prejudicadas nesse momento, também foram discutidas na reunião. A possibilidade de se procurar por alternativas de ensino remoto também foi apresentada. Sobre isso, os participantes da reunião entendem que:

1. Toda e qualquer discussão sobre o ensino deve ser conduzida de maneira ampla e transparente, ouvindo todos os segmentos da comunidade universitária;
  2. Qualquer iniciativa de ensino remoto, por mais completa que seja, é incapaz de abarcar a profundidade e relevância que o ensino presencial pode proporcionar;
  3. As condições necessárias para ensino remoto vão muito além do acesso a um bom computador e à internet banda larga de qualidade;
  4. As atividades de ensino devem ser pensadas, não só como eventualmente podem ser desenvolvidas durante o momento de pandemia, mas também como deverão ser compatibilizadas com as atividades a serem conduzidas após esse período de calamidade sanitária.

Assim, o Conselho reconhece a legitimidade e a importância do assunto, bem como a necessidade de termos que inovar. Porém, todo movimento deve se dar em conjunto e apoio mútuo. A partir do debate promovido durante a reunião as seguintes demandas foram levantadas:

1. Manutenção, por agora, da RESOLUÇÃO/CONEP Nº 002, de 17/03/2020, que suspende o Calendário Acadêmico da Graduação e da Pós-graduação 2020 para os cursos presenciais da UFSJ;
  2. Recomposição do CONEP para que o mesmo possa realizar deliberações tanto sobre as questões de ensino, como também demais questões regulares, pertinentes a esse Conselho;
  3. A realização de treinamentos sobre as ferramentas de apoio ao ensino que a UFSJ já dispõe, como por exemplo o Campus Virtual, por adesão voluntária;
  4. Ampliação da divulgação das diversas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na instituição, tanto aquelas voltadas para o combate ao COVID-19, quanto demais iniciativas regulares de pesquisa e extensão;
  5. A discussão e planejamento do retorno às atividades presenciais de acordo com as Normas da OMS.

Por fim, fiquem bem! Fiquem em casa! Tudo vai passar!